Partilhar
domingo, julho 24, 2005

bandeiras azuis na praia do sol

Logo pela manha, ainda o Sol não apareceu no topo da Arriba Fóssil, já eles percorrem lentamente os quinze quilómetros de areal, que mais logo terá uma tonalidade doirada única, numa andança que se prolonga por diversos “ires e vires” até que dêem por terminada a sua matinal tarefa.

Estou a falar das máquinas de limpeza do areal que diariamente retiram algumas toneladas de lixo que os veraneantes abandonam com o maior desrespeito pela utilização das praias e pela saúde pública. Desrespeito pelos outros e, muito em especial, desrespeito por si próprios.

As praias da Costa de Caparica foram este ano galardoadas pela Associação da Bandeira Azul com bandeira azul em SEIS conjuntos de praias, correspondendo a TREZE concessionários. Além das condições naturais de excepção, subjacente a esta atribuição está muito trabalho de limpeza e de manutenção.

É INJUSTO que os seus utilizadores, muitos dos quais vindos de regiões distantes para usufruir do sol da Caparica tenham o desaforo de sujar um espaço que é de todos. Por exemplo, largos milhares de “beatas” são removidas diariamente do areal.

O civismo e a urbanidade destas pessoas que conspurcam a Natureza tem o seu limite no máximo restrito à sua própria residência, para aqueles que não deitam para o chão da sua própria cozinha as “beatas” dos seus fumanços.

As SEIS zonas de praia a que foram atribuídas bandeira azul são: parais da Mata, da Rainha, do Castelo, da Cabana do Pescador, do Rei e da Sereia. A Bandeira Azul é atribuída anualmente às praias que cumpram um conjunto de 27 critérios, da natureza ambiental, de segurança, de conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?