Partilhar
segunda-feira, julho 25, 2005

blogoesfera 2005

Em Fevereiro de 2004, quando questionados sobre “Como será a blogoesfera portuguesa em 2005?” escrevemos:

A blogoesfera é, actualmente, o meio tecnológico mais potente de partilhar saber, independente da área do conhecimento considerada. Resulta do apuramento das tecnologias emergentes na vertente da comunicação interpessoal, com possibilidade de exposição universal.

A blogoesfera portuguesa, por muitos considerada de elevada qualidade, sofreu um importante desenvolvimento no último semestre de 2003, estando ainda em pleno crescimento. Acresce o facto da língua portuguesa ser falada em muitas regiões do Mundo, o que leva a que a blogoesfera portuguesa esteja incluída num amplo espaço de diálogo.

Atendendo não ser previsível alterações tecnológicas a curto prazo neste campo é de esperar que em 2005 esteja ainda mais divulgada, especialmente a nível da permuta cultural e na formação no apoio à aprendizagem à distância.


Passado primeiro semestre de 2005 poder-se-á fazer alguma avaliação sobre o que, então, se escreveu e a realidade presente. Duas conclusões se poderão, desde já, extrair dessa análise:

1. A aprendizagem à distância, em grande desenvolvimento em muitos países da Europa e do Mundo, depois de ter recebido um forte impulso em Portugal no início do Século parece ter estagnado. Daí que o previsível recurso às potencialidades da blogoesfera foi completamente descartado;
2. Está a verificar-se um cada vez maior ocupar de espaço da blogoesfera pela “propaganda” político/partidária pelas próprias forças políticas o que não tinha sido previsto pela Oficina no referido texto;
3. Chegaram à blogoesfera as primeiras atitudes de censura, explícita ou implicitamente expressas.

A questão que se coloca neste momento é: Onde chegará a blogoesfera no ano de 2006?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?