Partilhar
sábado, julho 09, 2005

degustar com paixão e com saber

Estava programado para ter uma duração de cerca de uma hora, hora e meia, mas eu tinha a certeza absoluta que assim não iria ser. Palavra puxa palavra, conversa para aqui, esclarecimento para ali e quando damos por nós já lá vai mais uma hora.

Numa iniciativa com a qualidade que já nos habituou a Garrafeira do Jumbo Almada Fórum realizou-se ao fim da tarde um “workshop” sobre vinhos com aliciante programa

- Apresentação do Bacalhôa Vinhos
- Apresentação da Fundação Berardo
- História de pontos de produção
- Apresentação de vinhos, com degustação acompanhada
- Implementação de novas castas



É perfeitamente notório o desejo cada vez maior dos portugueses em beberem vinho de qualidade e, acima de tudo, de saberem o que beber e de como beber. Daí que não foi surpresa a vasta assistência à palestra proferida pelo enólogo Vasco Penha Garcia, da Bacalhôa, Vinhos de Portugal [1], que alia o profundo conhecimento técnico à grande capacidade de partilha desses conhecimentos.

A apresentação do palestrante esteve a cargo de António Sousa, da Garrafeira do Jumbo Almada Fórum [conheço aquela cara de um outro qualquer local] que fez um breve historial das realizações efectuadas no âmbito de dar a conhecer o que de melhor se produz em termos dos vinhos portugueses e perspectivou novas iniciativas.

A prelecção de Vasco Penha Garcia teve o efeito, dentro de uma competência técnica ímpar, desmistificar muitas ideias preconcebidas ou antiquadas sobre a arte de bem beber um vinho de qualidade.

O enólogo não deve estragar as uvas que a Natureza lhe concede para trabalhar

A escolha de um vinho deve ser feita de acordo com o sentir dos convivas no momento e não segundo regras preestabelecidas



No final os presentes degustaram acompanhados pelas observações do enólogo três excelentes vinhos de que oportunamente daremos as respectivas notas de prova:

Catarina 2004 – vinho branco – Vinho Regional Terras do Sado
Serras de Azeitão – vinho tinto – Vinho Regional Terras do Sado
Santa Fé de Arraiolos – vinho tinto – Vinho Regional Alentejano



De salientar, ainda, a colaboração dada pelos Beloteiros, Produtos de Porco Preto, que forneceram enchidos de grande qualidade para "fazer boca" à degustação dos vinhos que referimos.

[1] Bacalhôa, Vinhos de Portugal é a nova designação da JP Vinhos, do Comendador Berardo

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?