Partilhar
terça-feira, julho 05, 2005

dois anos na blogoesfera

Sábado, 5 de Julho de 2003, às 16:49 horas. É editado o primeiro post da Oficina das Ideias, intitulado “No princípio éramos Lusitanos”.

Timidamente e com a modéstia que sempre foi apanágio da Oficina damos os primeiros passos na blogoesfera pela mão e com o incentivo do João Carvalho Fernandes, do blogue Fumaças.

Aliás, foi o mesmo João Carvalho Fernandes que em 14 de Julho de 2003 deixou o primeiro comentário no Oficina das Ideias: “O seu texto é um dos mais bonitos que foram escritos nos blogs sobre Barrilaro Ruas”.

Os três primeiros posts publicados no Oficina das Ideias

“No princípio éramos Lusitanos” – “Lenda da Capa-rica das acácias em flor” – “Corpo de Mulher. Teus olhos”

apresentaram, se não de forma explícita, de forma implícita o estatuto editorial do Oficina das Ideias que até hoje se manteve: textos e imagens próprios e originais, a temática da cultura de um Povo e da defesa da região da Costa Azul e da Praia do Sol e desenvolvimento dos afectos e do muito querer.

O espaço de comentários foi para o Oficina das Ideias, desde a primeira hora, um espaço de diálogo, nunca de polémica e muito menos de monólogo. Nesse sentido nunca deixámos nenhum comentário sem resposta, tendo sido a partir deste diálogo desenvolvidos fortes laços de amizade.

Quando o Oficina das Ideias comemorou o seu primeiro aniversário escrevemos: “Ao comemorar um ano de presença na blogoesfera vou eximir-me a tecer quaisquer comentários técnicos, de filosofia da blogoesfera e, até mesmo os estatísticos irão ser reduzidos ao mínimo. Destaque vou dar aos afectos, aos quereres e sentires, que este ano trouxe até mim.”

O segundo ano de permanência na blogoesfera, de forma continuada com posts diários, em nada alterou o caminho referido numa permanente procura da harmonia, como fonte de resolução dos sérios problemas sociais com que somos confrontados e temos responsabilidade de ajudar a resolver.

Na linha do tempo os acontecimentos sucederam-se com a velocidade a que se desloca o Universo. Saldo extremamente positivo, aqui e ali salpicado com um sobressalto ou com uma preocupação. Mas o caminhar inexorável do tempo tudo torna passado, perfeito ou mais que perfeito, deixando para o sonho o futuro. O Oficina das Ideias nunca poderia deixar de espelhar tal situação.

No espaço, o planeta Terra foi, por agora, o limite. Mais do que a lusofonia, vivemos o amplo espaço da cultura e da língua portuguesa. O Oficina das Ideias contribui modestamente, mas contribuiu, para alargar o espaço dos afectos. Do Brasil, da Espanha, da Venezuela, da Argentina, do Chile chegou diariamente o afecto e a amizade em português e em castelhano. De Portugal, o carinho próprio do nosso Povo.

Pela segunda vez na nossa vida de “operários” agora do Oficina das Ideias, antes na Oficina das Comunicações sentimos que não há fronteiras políticas, em tudo o que o termo contém, com a força da afectividade.

A TODAS as Amigas e a TODOS os Amigos que connosco quiseram fazer este caminho aqui deixamos o nosso OBRIGADO.


QUADRO DE HONRA

Todas as Amigas e Todos os Amigos

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?