Partilhar
domingo, julho 31, 2005

estudar a blogoesfera

A blogoesfera é, na verdade, um fenómeno complexo, que mobiliza a nível do Planeta milhões de pessoas que a utilizam com os mais diversos objectivos. O seu uso envolve conhecimentos tecnológicos reduzidos, estando aí uma das principais diferenças relativamente aos “sítios” da Internet. Encontra-se nesse facto, de igual forma, uma das razões da profusão da sua utilização.

A blogoesfera já serviu de tema para mais do que uma tese de pós-graduação e doutoramento em Ciências da Comunicação, inclusive em Portugal, sem que tal tenha significado um conhecimento mais aprofundado da sua génese como meio de comunicação entre as pessoas.

A sua complexidade encontra-se, por certo, no facto de envolver muitas disciplinas do conhecimento, desde as puramente tecnológicas até às de cariz essencialmente social. Contudo, continua a movimentar muitas pessoas em seu redor, algumas que se mantém durante longo tempo, outras de forma fugaz.

Gostaria de ligar estas singelas considerações, escritas ao correr da pena, a um comentário recebido há pouco num dos posts recentes e a uma comemoração do final de Julho. O comentário foi escrito pela minha querida São, do EspectacológicaS, e a comemoração o segundo aniversário do blogue Entre o Sono e o Sonho.

A propósito do post “Blogoesfera em 2005” escreveu a São este comentário rico de conteúdo: “Meu querido Vicktor, vai estar cada vez mais dividida em grupos.
Desses grupos vão existir casos isolados, mas muito poucos. Uns vão-se tornar mais fortes e vão tentar calar os mais fracos, através de tentativas de "mandar abaixo".
Vão tentar descobrir assuntos relativos às vidas privadas e os escândalos vão-se suceder a uma velocidade vertiginosa... Ganhamos uma coisa em tudo isto, entra-nos tudo pelos olhos dentro e não precisamos de disfarçar o impacto que muitas alminhas nos causam. Beijos e beijinhos, porque gosto de ti!”

Quanto ao blogue Entre o Sono e o Sonho resultou durante alguns meses num excelente trabalho de parceria luso-brasileira entre o ZooMancer e a Lualil que muito agradou aos seus leitores. Depois, cada um seguiu o seu trabalho “a solo”, a Lualil criou o blogue Traduzir-se... Fruto da situação de férias de Verão em Portugal vamos ter o prazer de ler de novo Lualil no Entre o Sono e o Sonho.

É esta a riqueza de quereres e de sentires potenciada pela blogoesfera.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?