Partilhar
sábado, julho 23, 2005

fogo de verão previne-se no inverno

Portugal continua a ser devastado pelas chamas dos fogos florestais. Este ano com mais área ardida do que no ano passado. De pouco serviu as intenções de prevenir anunciadas pelo governo de então. Guerrilhas institucionais e pessoais valeram mais do que quaisquer acções para que a situação deste ano fosse menos dramática do que em 2004.

Os resultados estão à vista!

Num post de alguns meses atrás cheguei a citar palavras da presidente da Câmara Municipal de Almada quando afirmou que “Os fogos de Verão previnem-se no Inverno”. Contudo o Inverno foi passado com inquéritos e gente palavrosa a falar à Comunicação Social e nada de acção. O tempo foi passando e com um clima adverso, Inverno seco, muito seco mesmo, o drama aconteceu.

Mas não se culpe o clima.

A região onde vivo, que muitas vezes designo por “Perímetro da Caparica”, teve em 2003 um registo de cerca de 5,9 hectares ardidos. Em 2004 a área ardida foi somente de 1,5 hectares. Em 2005 ainda não registei qualquer fogo florestal de dimensão relevante. Mas por cá houve, efectivamente, prevenção de fogos no decorrer do Inverno.

Na época de fogos, desde 10 de Junho, e até 30 de Setembro, está em curso a Operação Floresta Segura/Floresta Verde – o plano de prevenção e vigilância contra incêndios na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil de Costa de Caparica. Este plano de vigilância pretende manter os bons resultados da diminuição da área florestal ardida no nosso concelho durante os meses de Verão.

Participam nesta importante operação as corporações de Bombeiros do concelho, a Câmara Municipal de Almada, os serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada, GNR e PSP, Instituto da Conservação da Natureza, juntas de freguesia de Costa de Caparica e de Charneca de Caparica. A coordenação está a cargo do Serviço Municipal de Protecção Civil de Almada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?