Partilhar
sábado, julho 30, 2005

o comércio do porto e a capital

Dois dos mais importantes títulos da informação escrita, O Jornal do Comércio e A Capital, publicaram hoje a sua derradeira edição perante a decisão dos capitais internacionais do seu encerramento. Um pedaço importante da história da informação escrita portuguesa acompanha a queda e o desmantelar de empresas que já foram nacionais e que adquiridas por capitais estrangeiros têm o seu fim na destruição total.

Assim vai a globalização financeira cujo único objectivo é a especulação e o lucro. Estas decisões arrastam consigo mais de uma centena de trabalhadores, jornalistas e outros, que vão engrossar o número de desempregados.

O governo da nação, sim com letras minúsculas, assiste impávido aquilo a que os seus membros mentecaptos vão chamando a dinâmica da economia de mercado.

A ambos os órgãos de informação que agora terminam a sua publicação se encontram ligados os operários desta Oficina, em outras vivências e em tempos idos.

Foi no O Comércio do Porto que no início dos anos 70 do século passado vimos publicada uma apresentação de um sistema desenvolvido em colaboração com estudantes do Instituto Superior Técnico, designado RANDSAC. Era, nem mais nem menos, do que o primeiro programa informático desenvolvido em Portugal que simulava um sorteio do tipo “lotaria da Casa da Sorte” com o recurso a geração automática de números pseudo-aleatórios.

No jornal A Capital publicámos todas as quartas-feiras durante 10 anos, de 1984 a 1994, um espaço dedicado aos praticantes das radiocomunicações de lazer, a Banda do Cidadão, designado “73/51 Força na PTT” e assinado por Maria Teresa Reis. Neste espaço foi publicada muita da actividade desenvolvida no seio de uma em cada cem famílias portuguesas e que garantiram durante esses anos e todas as quartas-feiras a edição de mais de duas dezenas de milhar de exemplares.

Além dos graves problemas sociais que mais este encerramento vai provocar é com profunda mágoa pessoal que assistimos ao desaparecimento de O Comércio do Porto e de A Capital.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?