Partilhar
terça-feira, julho 26, 2005

um chá com o doce sabor da canela

Sentado à mesa onde se encontra pousado o teclado do meu computador gosto de tomar um chá enquanto digito quer uma mensagem para uma amiga, quer um texto que mais tarde pretendo ver publicado na Oficina das Ideias. O bebericar o chá dá-me tranquilidade pelo próprio ritual, mas também pelo prazer de sentir o degustar do chá.

O chá como beberagem foi descoberto há cerca de 5 milhares de anos no Sudoeste da China de onde foi trazido para a Europa pelas naus dos portugueses, cerca do século XVI. A lenda atribui ao imperador Shen Nong a descoberta do chá, de forma ocasional como sempre acontece com as grandes descobertas.

Conta-se que estando o imperador em viagem, lhe foi servida pelos camponeses, no decorrer duma paragem para descanso, água fervida que se dizia prevenir as doenças. Acontece que o imperador estava sentado sob um arbusto selvagem donde se soltaram algumas folhas que caindo dentro da chávena, de pronto deram à água fervida um delicioso sabor e emanando odores até então desconhecidos. Além do mais, refrescante e revitalizante.

Os chás agrupam-se, hoje em dia, em quatro tipos principais: Chá Verde; Chá Branco; Chá Oolong; e Chá Preto. Sabores variados e odores “esquisitos” compõem a paleta dos chás, na actualidade considerada uma verdadeira obra de arte.

Ao chá verde são atribuídas faculdades de baixar o nível de colesterol, de reduzir o risco de cancro e de ajudar na perda de peso. Ao chá branco a capacidade de prevenir o cancro do cólon e doenças cardiovasculares. Finalmente, ao chá preto são atribuídas capacidades de reduzir o risco de derrame cerebral, diminuir o colesterol LDL e de proteger a saúde oral.

Bom... agora na companhia virtual da minha querida Amiga Zinda vou tomar um chá preto com um toque de canela...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?