Partilhar
segunda-feira, agosto 08, 2005

ignição, novo termo no léxico governamental

Ignição – Estado de um corpo em combustão [segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa]

Este é o novo termo introduzido no linguarejar dos governantes quando se referem à gravíssima situação de fogos florestais que o País atravessa. É a moda do palavreado para confundir os ouvintes e os telespectadores que são bombardeados por discursos e por opiniões que nada acrescentam ao resolver da preocupação de milhares de portugueses que perdem os seus haveres e, até mesmo, a vida de familiares.

_O País já foi sujeito a 4.300 ignições! _Estão ainda 18 ignições activas! _Os bombeiros estão a combater as ignições da Serra da Estrela!

Este palavreado, foi dito dezenas de vezes pelo senhor secretário de estado num debate televisivo, é a chamada mudança das moscas. Mudam-se as palavras, confunde-se o Povo, não se resolvem as situações.

Não existe estratégia nacional de prevenção de fogos florestais. Não existe coordenação nacional no combate aos fogos florestais. O Primeiro Ministro não interrompe as férias e descansa no seu substituto que somente tem feito afirmações gratuitas e erronias sobre a situação.

Revolta e indigna assistir a uma total incúria governamental acerca dos fogos florestais. Um total descontrolo dissimulado pelo palavreado.

Um governo com o mínimo de decência, o mínimo de vergonha nas caras, como soe dizer-se já se teria DEMITIDO.

No citado dicionário. nove palavras a seguir a IGNIÇÃO temos:

IGNOMÍNIA = atitude infame

No mesmo dicionário 16 palavras a seguir a IGNIÇÃO temos:

IGNORANTE = Pessoa que não tem conhecimentos teóricos ou práticos num determinado domínio.

Não há dúvida de que a palavra actualmente na preferência dos nossos governantes anda bem acompanhada.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?