Partilhar
quarta-feira, agosto 31, 2005

A magia do número 7

Vamos desenvolver esta temática em semanas sucessivas na sequência de um “apanhado” que em tempos realizámos e que foi aqui apresentado na Oficina, tendo na altura contado com importantes contribuições dos nossos leitores amigos.


No Arco-Íris – as 7 cores
O arco-íris é um dos mais maravilhosos espectáculos de luz observado no planeta Terra. Resulta da refracção da luz solar nas pequenas gotas de água das chuvas. As 7 cores do Arco-Íris: Vermelho [V]; Alaranjado [A]; Amarelo [A]; Verde [V]; Azul [A]; Anil [A] e Violeta [V] expressas na mnemónica VAAVAAV

Na Música – as 7 notas musicais
Quando uma corda é posta a vibrar, desenvolve-se nela uma onda que é a superposição do modo fundamental. Nota musical é a onda sonora desenvolvida no ar por essa onda complexa. A nota é musical, ou seja, agradável ao ouvido humano, porque as frequências das componentes guardam entre si relações matemáticas simples. As notas musicais designam-se Dó Ré Mi Fa Sol Lá Si Dó, com as quais se escrevem sublimes obras de música.

Na Anatomia Humana – os 7 orifícios do rosto
Seja belo ou menos belo, De mulher ou de homem, De adulto, criança ou ancião o rosto humano comporta sete orifícios. Dois olhos, duas narinas, dois ouvidos e uma boca, fazendo parte integrante do ditado comum “ver, ouvir e calar”.

Na Semana – 7 dias
Quando comparamos os nomes dos dias da semana em português e em outras línguas, verificamos uma grande divergência. Em espanhol, italiano e francês que são línguas latinas, e também em inglês, os nomes referem-se aos astros e planetas (Sol, Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vénus e Saturno). Em português as designações adoptadas não estão relacionados com os astros, salvo o Sábado, relacionado com Saturno. O Domingo, “dia do Senhor”, é o primeiro da semana. Os dias subsequentes, a partir do segundo, são dedicados ao trabalho e portanto: Segunda–feira, Terça–feira, Quarta–feira, Quinta–feira e Sexta–feira. A expressão "feira" tem origem em "féria" que indica a remuneração pelo dia de trabalho. São, pois, os dias de trabalho.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?