Partilhar
quinta-feira, agosto 18, 2005

voos nocturnos

As aves nocturnas animam o tempo e o espaço de Valle do Rosal depois do pôr-do-sol e até alta madrugada com os seus piares agudos e frequentes voos de caça. Outras há que aproveitam esse tempo de calmaria, quando a intensidade dos raios solares já se não faz sentir, para encetar os seus voos migratórios.

As aves que têm o seu tempo de maior actividade após o pôr-do-sol têm os olhos colocados na posição frontal são redondos e amplos e contém em si muito mais células foto-sensíveis do que qualquer outra ave. O desenho característico das faces ajuda a conduzir mais som aos canais auditivos: Têm uma visão e uma audição extraordinárias.

Ligados, desde sempre, ao mistério ao extrasensorial ao sobrenatural estas aves incomparáveis continuam com forte presença no imaginário de todos nós. Quando os oiço piar nas tranquilas noites de Verão, sinto um desejo profundo de melhor os conhecer, de decifrar o sentido do seu misterioso olhar.

As aves que aproveitam a noite para os seus voos migratórios, fazem-no no maior silêncio com rumo bem determinado e em formação de voo colectivo, onde é fácil reconhecer o guia. Na ordem do bando e na respectiva organização encontra-se o êxito da deslocação anual.

Na tranquilidade da observação é um encantamento identificar e contar as aves que passam defronte da Lua Cheia que amanhã atinge o seu apogeu.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?