Partilhar
domingo, setembro 04, 2005

A magia do número 7 [2]

Apresentamos hoje mais duas “SETE’s” da compilação que temos vindo a fazer sobre este mágico número. Antes, porém, vamos transcrever duas importantes e interessantes contribuições que foram dadas a esta temática pela nossa querida Amiga Cathy, do Bailar das Letras.

De um belo soneto de Camões a Cathy retirou:
“Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prémio pretendia.”


Da “Quadrilha” de Carlos Drummond de Andrade destacou:
”João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
Que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
Que não tinha entrado na história.”


7 versos, 7 pessoas, 7 beijos para você!


Na religião católica – 7 Pecados Capitais

Orgulho [conceito elevado que alguém faz de si próprio]; Gula [excesso de comida e de bebida e amor pelas iguarias]; Preguiça [propensão para não trabalhar, indolência]; Avareza [desejo intenso e violento de possuir algo, avidez]; Ira [paixão que nos incita contra alguém, raiva, ódio]; Luxúria [sensualidade, libertinagem, lascívia, corrupção] e Inveja [Ódio e desgosto provocados pela prosperidade de outrém].

Na História da Antiguidade - As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Jardins Suspensos da Babilónia: "... e que se ergam, nos arredores de meu palácio, elevações de pedra com forma de montanha, e que se plantem nestas construções toda espécie de flores e frutas, e que se construam quedas d'água, formando um ambiente onde deverá transitar toda espécie de animal exótico..."
Templo de Artemis: “...E assim 800 anos depois de sua destruição, o magnífico Templo de Artemis em Efesus, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foi completamente esquecido pelas pessoas da cidade. O mesmo Templo que era sinal de orgulho pelos seus habitantes.”
Estátua de Zeus: “Sentado em seu trono de cedro, vestido com uma toga de ouro e todo ornamentado com pedras preciosas, Zeus, o deus do Olimpo, reinava soberano no oeste da Grécia, na planície do Peloponeso.”
Mausoléu de Halicarnassus: “O príncipe Mausolo, vice-rei da província persa de Caria, mandou construir por volta do ano 360 d.C. um túmulo destinado a fazer perdurar a sua fama através dos tempos.”
Colosso de Rhodes: “O Colosso de Rhodes é considerado a mais famosa estátua gigante da antiguidade. Foi construída em homenagem a Hélios, o deus do sol. Sustentando em suas mãos um archote aceso, apoiava seus pés sobre a entrada do porto de Rhodes.”
Farol de Alexandria: “Considerada uma das maiores produções da técnica da antiguidade, o Farol de Alexandria foi construído por volta de 300 a.C. pelo arquitecto grego Sóstrato de Cnido.
Pirâmides do Egipto: “Única maravilha do mundo antigo ainda existente, as Pirâmides do Egipto foram construídas há cerca de 4.500 anos. Sua finalidade, segundo a crença comum e alguns historiadores, era servir de tumba para preservar os despojos reais dos faraós, demonstrando, na sua grandeza, a própria grandeza dos faraós.”

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?