Partilhar
quarta-feira, setembro 07, 2005

malhoa e bordalo

Confluências duma geração


Há 150 anos nasceu José Malhoa no centro da então vila, hoje cidade de Caldas da Rainha. Cinquenta anos depois morreu Rafael Bordalo Pinheiro. Estas duas figuras ímpares das artes, da cultura portuguesa confluíram as suas existências durante meio século num enriquecimento mútuo das suas obras que marcaram para sempre uma época de grande actividade cultural.

O “Grupo do Leão”, tertúlia que se desenvolveu no espaço do Café Leão de Oiro, em Lisboa, foi o local que uniu estas duas figuras que muito ficaram ligados às Caldas de Rainha. Por lá passou, igualmente, Columbano.

O Museu José Malhoa no ano destas duas comemorações promoveu uma exposição espectacular e única onde são apresentadas obras do pintor José Malhoa e do caricaturista e ceramista Rafael Bordalo Pinheiro, complementada com obras de diversos membros do “Grupo do Leão”.

Uma visita de cerca de quatro horas à exposição “Malhoa e Bordalo, confluências duma geração” foi um rever de maravilhosas obras de arte, apresentadas com um critério de “confluência” que nos deixou maravilhados.


catálogo da esposição

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?