Partilhar
sexta-feira, setembro 02, 2005

marte espectacular

Hoje, há pouco tempo atrás, tive oportunidade de observar o planeta Marte a reflectir uma espectacular luminosidade, bem perto de Vénus para os lados do poente.

No passado dia 27 de Agosto o planeta Marte esteve a cerca de 56 milhões de quilómetros da Terra donde já se começou “lentamente” a afastar. A próxima vez que Marte poderá eventualmente chegar tão perto de nós será no ano 2287. Devido à maneira como a gravidade de Júpiter arrasta Marte e perturba a sua órbita, os astrónomos estão seguros de que Marte não chegou tão perto da Terra nos últimos 5000 anos, e pode bem ser que leve 60.000 anos para que aconteça de novo.

É fácil identificar o planeta Marte. Marte nasce ao anoitecer, tendo sua deslocação aparente no espaço celeste na direcção de poente. Hojececa das 21 horas de Portugal estava vi´sivel aparentemente muito junto de Vénus.

Esta é uma observação muito curiosa para as pessoas que valorizam estas situações excepcionais. Será muito interessante ver algo que nenhum ser humano jamais viu até hoje na história da humanidade conhecida. E nunca voltará a ser visto por alguem que viva hoje.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?