Partilhar
quinta-feira, setembro 08, 2005

o esoterismo de um santuário

Quem vindo das Caldas da Rainha se dirige à encastelada e florida Óbidos encontra do seu lado direito um edifício religioso de estranho traçado que ocupa um amplo terreiro. Trata-se do Santuário do Senhor Jesus da Pedra, outrora lugar de culto e de peregrinação popular.

Ao estilo barroco nacional implantado em espaço rural, tem formato octogonal de grande equilíbrio arquitectónico, a sua construção teve início no ano de 1740, tendo sido inaugurado sete anos depois e o projecto é da autoria do arquitecto militar Capitão Rodrigo Franco.

A denominação de “santuário” deve-se à existência de uma cruz de pedra, cuja data ainda não foi possível estabelecer, na qual se encontra gravada a figura de Cristo, talvez origem de “Senhor Jesus da Pedra”. É uma escultura estranha, única conhecida em Portugal e no Mundo, à qual se encontram ligadas inúmeras lendas e que permaneceu durante muito tempo, até à inauguração do Santuário, numa pequena capela de que ainda há notícia em meados do Século XX.

A traça arquitectónica deste Santuário tem uma forte carga simbólica e esotérica, sublinhada por diversos componentes de grande equilíbrio. Foi outrora local de romaria e de grande devoção popular, onde era pedida a protecção das colheitas e a cura das doenças. A proximidade do mar levou a que muitos pescadores aqui fizessem as suas preces.

O Santuário conserva ainda muitos ex-votos resultantes desta tão intensa actividade religiosa.

Há registos fotográficos do princípio do Século XX da realização da Feira de Santa Cruz no terreiro envolvente o que era muito frequente relativamente aos locais de culto, onde se unem em prefeita harmonia as actividades pagãs e religiosas.

Na sua globalidade, o Santuário forma uma gigantesca capela de Calvário, já que apresenta um conjunto de telas com os Passos da Paixão de Cristo, tendo como ponto fulcral o Altar Mor no qual se representa a figura de Cristo Crucificado. Dois altares laterais são dedicados a N. S. Da Conceição e à Morte de S. José.


cúpula da nave central do santuario (octogonal)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?