Partilhar
sábado, outubro 08, 2005

che guevara morreu faz 38 anos

Che Guevara morreu em 8 de Outubro de 1967. Trinta e oito anos depois transcrevo as primeiras linhas do seu diário, datadas de 7 de Novembro de 1966.

Hoje começa uma nova etapa. Pela noite, chegamos à propriedade. A viagem foi bastante boa. Depois de passar convenientemente disfarçados, por Cochabamba, Pachungo e eu fizemos os contactos e viajamos em jeep em dois dias e dois veículos.

Ao chegar perto da propriedade detivemos os carros, indo um só até lá para não atrair as suspeitas dum proprietário vizinho, que murmura sobre a possibilidade de que a nossa empresa esteja dedicada à fabricação da cocaína. Como indicação curiosa, o inefável Tumaini é indicado como o químico do grupo ao seguir até à propriedade, na segunda viagem. Bigotes, que acabava de informar-se da minha identidade, quase caiu por um barranco, deixando o jeep atravessado na borda do precipício. Caminhamos assim como uns 20 quilómetros; chegando à propriedade, onde há três trabalhadores do partido, passada meia hora.

Bigotes mostrou-se disposto a colaborar connosco, faça o que fizer o partido, mas mostra-se leal a Monge a quem respeita e parece estimar. Segundo ele, Rudolfo está na mesma disposição e outro tanto sucede com o Coco, mas há que tratar de que o partido se decida a lutar. Pedi-lhe que não informará ao partido até à chegada de Monje, que está de viagem para a Bulgária e que nos ajudará, acedeu a ambas as coisas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?