Partilhar
domingo, outubro 16, 2005

o mistério e a fantasia

Mitos e lendas, ou simplesmente uma curiosidade, a que o Povo dá dimensão de universal sentir e a Ciência procura a explicação que nem sempre é conseguida



Pedras Parideiras


A magia, o mistério, a lenda vagueiam no planalto da Serra da Freita, para as bandas da povoação de Albergaria da Serra perto do ponto mais alto do maciço serrano. Por aqui passava em tempos idos a rota dos almocreves e recoveiros que atravessavam estes campos ermos com as suas caravanas de mulas ou cavalos. Nesta região faziam paragem para recuperar forças, das gentes e dos animais, encontrando abrigo numa estalagem de montanha no caminho de longas e perigosas viagens.

Nas proximidades da aldeia uma das mais vertiginosas quedas de água da península, a chamada Frecha da Mizarela, oferece-nos uma imagem de beleza única, inesquecível. Nos meses de invernia, quando o seu caudal é mais volumoso, o rio Caima, ainda próximo da nascente, precipita-se por abismo rochoso produzindo uma cascata de grande beleza.

Perto da povoação de Castanheira, do outro lado do rio Caima encontramos um dos mais raros fenómenos geológicos do Mundo. São as chamadas pedras parideiras, afloramentos graníticos que têm incrustados nódulos de biotite. Este mineral vai-se soltando da rocha-mãe por acção da erosão, libertando umas pequenas esferas escuras que parecem nascer da própria pedra.

A miudagem e o Povo em geral chamam “ovelhas” a estas pedras que a tradição designa por “jogas” e os cientistas por “encraves”.

O poeta Fernando Ramos cantou as “pedras parideira” num interessante e bem ritmado poema que pode ser lido na íntegra em www.meuslivros.weblog.com.pt e que aqui, com a devida vénia, transcrevemos uma passagem...

“Na serra da Freita, vive a pedra mãe,
que anda a parir pedras como filhos
Elas são de granito e redondinhas,
que se apanham nos seus trilhos”


Fenómeno de granitização único no país e raríssimo no mundo inteiro. Situa-se em plena serra da Freita, no lugar da Castanheira, próxima da famosa Frecha da Mijarela ou Mizarela. Ao que se sabe, idêntico fenómeno só será conhecido numa região da Ucrânia, na Rússia.
Trata-se de um afloramento granítico que tem incrustados nódulos envolvidos por uma capa de biotite em forma de disco biconvexo.

As pedras parideiras são rochas graníticas com numerosos nódulos de coloração dourada que, em determinadas circunstâncias de temperatura, se destacam da rocha-mãe, jazendo então no solo às centenas.

[para saber mais sobre este tema: (Revista Rotas e Destinos) (Escrito por Administrator, em 2 de Julho de 2005 em Notícias de Arouca) (blog Os Meus Livros, de 29.08.2005)]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?