Partilhar
segunda-feira, outubro 03, 2005

um eclipse muito especial

Em tempos de Lua Nova somos, por vezes, surpreendidos aqui no planeta Terra. Embora, em termos da ciência astronómica seja, hoje em dia, fazer previsões a longo prazo, tal não evita que a surpresa junto das pessoas seja mesmo uma realidade.

Alguns dias antes chega a notícia aos órgãos da Comunicação Social que lhe dão eco e aos fabricantes de “acessórios” que avançam com o respectivo fabrico e comercialização.

Temos hoje, concretamente, um Eclipse do Sol e a ansiedade das pessoas em observarem este fenómeno astronómico. A Lua passa hoje numa zona que se interpõe entre a Terra e o Sol possibilitando a observação de um fenómeno magnífico.

Este não será um Eclipse Solar normal, pois o posicionamento relativo dos astros envolvidos - Sol, Lua e Terra – dão-lhe uma característica muito especial, é um Eclipse Anular que tem a particularidade de a Lua não tapar completamente o Sol, pelo que apenas a zona central do disco solar será eclipsado deixando visível um maravilhoso anel de luz.

Em Portugal o “anel perfeito” será visível em Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real, sendo Bragança, pela sua posição central em relação ao cone de sombra especial o melhor local de observação.

Cientistas, astrónomos amadores e muitas pessoas curiosas acerca deste fenómeno astronómico viajaram para Bragança esgotando toda a oferta hoteleira da região. Vai ser uma verdadeira romaria...

Na Oficina elaborámos esta “graça” que aqui partilhamos...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?