Partilhar
quarta-feira, novembro 30, 2005

no british bar...

Com Pessoa tomar “um com gelo”

Fernando Pessoa faleceu faz hoje 70 anos. Nem todo o Fernando Pessoa, pois Ricardo Reis, regressado às pressas do Brasil, chegou a Portugal já depois da morte, tendo tido ainda a possibilidade de visitar a sua própria sepultura.

Tivesse eu nascido alguns anos antes, ainda teria cruzado o espaço geográfico de Portugal com Fernando Pessoa. Por maioria de razão o teria conseguido fazer com Ricardo Reis que se encontrava no Brasil e que no regresso passou pelo Cais do Sodré, na direcção do Hotel Bragança. Talvez tivesse mesmo a sua companhia para tomar “um com gelo” sentados na “mesa dos espiões” no British Bar.

Setenta anos não representam, efectivamente, um número redondo, salvo o zero com que termina, mas vai ser tempo de reconquistar para o saber das gentes a tão diversificada obra de Fernando Pessoa e, mais ainda, o conhecimento real da sua vida. Vamos estar atentos ao que Mega Ferreira escreveu e publicou sobre este milheiro de pessoas numa só... Pessoa.

Homem de muitos saberes e de muitos afazeres terá sido, sem dúvida, tradutor de inglês para português e escrevinhador de correspondência comercial em inglês para a muitas empresas que no início do século passado negociavam intensamente com o Reino Unido. Mas foi igualmente publicitário e editor.

Mas setenta anos significa também que a sua imensa obra entra no “domínio público”. Muitas editoras vão utilizar esta situação para editarem muito da sua obra que vai encantar leitores que têm andado afastados dos seus escritos. Fica sempre a esperança de que nas voltas e reviravoltas das editoras sejam desencantados textos inéditos que vejam, finalmente, a ribalta das salas de leitura.

Fernando Pessoa quantas vezes me fez caminhar Entre o Sono e o Sonho...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?