Partilhar
domingo, novembro 13, 2005

sentir o povo que vive

O Fotógrafo e a Escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Domingo na Rua

O tempo passou sem sentirem. O sol já se pusera há muito. A iluminação pública deu um ar festivo à calçada que se animou com gente que parava a apreciar um espectáculo de rua aqui, um homem de andas ali mais adiante. A Escritora e o Fotógrafo dirigiram-se tranquilamente até a parque de São Pedro. A cada momento esperavam ver surgir um animado grupo de “forró-pé-de-serra”.

_Que tranquilo fim de tarde!
_Que tranquila é a tua companhia...


Ainda traziam na memória a monumentalidade do Recife de tal modo ficaram impressionados com a vista aérea de toda a cidade do Recife que cobre integralmente uma das paredes do Café Cantral, donde haviam saído. Seus pensamentos ficaram entregues a maravilha que é construir e acreditar em um novo mundo, fraterno e justo!

Recife cidade de encantos, conhecida como “Veneza Brasileira”, também o será da América do Sul, devido aos muitos canais que a cruzam, poder-se-ia chamar também “Amsterdão do Brasil” pela influência de Maurício Nassau, comandante das tropas holandesas e governador-geral da então Nova Holanda.

Decidido a tornar a capital pernambucana numa urbe moderna e bela mandou drenar terrenos, construir canais, diques, pontes, palácios, jardins, um museu natural e um observatório astronómico. O traçado urbanístico da cidade, especialmente, os bairros de Santo António e de São José, muito deve a este holandês que permitiu a liberdade religiosa na região.

Do pensamento histórico rapidamente, a Escritora e o Fotógrafo, desceram à realidade ali presente, no viver das gentes recifenses. Caminharam lado a lado, como tantas vezes faziam, numa comunhão perfeita dos pensares e dos sentires.

_Querida Escritora... hoje é dia de folgar!
_É verdade... que tal irmos até à Praça do Arsenal, viver a maravilha que assistir ao trabalho de mais de centena e meia de artesãos com os seus produtos em exposição...
_Domingo da minha cidade, Domingo na Rua
_Vamos ver o tanto que as cidades do interior têm para nos oferecer...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?