Partilhar
sábado, novembro 26, 2005

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


O Carnaval já está ao virar da esquina

Na realidade, a Primavera tropical que já termina, com o Verão aqui tão perto, é um convite permanente à boa disposição, ao caminhar despreocupado, ao degustar de uma refrescante caipirinha bem saborosa a lima, como só o povo recifense sabe preparar.

_Querido Fotógrafo, sabe que ainda gostaria de o levar até ao Pátio do Carmo, pois realiza-se hoje por lá um “Show da Consciência Negra”...
_Vamos até lá sim! Tema interessante esse....
_Sabe? Hoje mesmo é o Dia da Consciência Negra.

...............

Recife por estes tempos de noites de agradável temperatura é um apelo constante à imaginação, à criatividade, inspiração permanente de fazer e de aprender fazendo. Muitos cursos e concursos decorrem neste Novembro que apela aos sentidos. Só há um caminho a seguir: abrir e rodar o colorido chapéu que é tempo de alegria e o Carnaval já está perto.

O Fotógrafo tem a tez escurecida das manhãs de praia vividas nas areias do transparente Atlântico bordejante da Veneza brasileira. Claro que também não é estranho ao facto a sua origem nas grandes viagens dos seres humanos pelo oriente longínquo e mais próximo e no nomadismo dos amplos espaços europeus.

A Escritora sempre mergulha seus pensamentos nas fartas cãs do Fotógrafo, procurando os saberes e os sentires acumulados por décadas de vivência intensa e participativa. Sempre sente o encantamento de percursos percorridos e por demais conhecidos. Sente-se bem, como na tranquilidade do seu lar se encontrasse.

Conversam sobre o que decorre neste Recife multicultural que já se prepara para o Carnaval que já se encontra ao virar da esquina do tempo que passa. Ali mais abaixo, na Creche Vovô Artur, está a funcionar uma “Oficina de Percussão e Dança” onde se ensina e pratica alongamento corporal, ginástica corpo-natural e se praticam os ritmos Afoxé Oyá Alaxé, com base na tradição e cultura afro-descendente da Nação Nagô.

Na Casa da Cultura, o Professor Valdir Nunes ministra ensinamentos sobre os ritmos do Frevo, do Maracatu e dos Caboclinhos. O Carnaval está já no pé desta gente hospitaleira, muitos dos quais saúdam a passagem da Escritora e do Fotógrafo. Muitos deles foram mesmo alunos da primeira, nas andanças da aprendizagem do saber da sanidade pelas artes.

O Fotógrafo pegou suavemente no cotovelo da Escritora...

_Está a apetecer-me beber uma Skol bem gelada, que tal?
_Maravilhosa ideia a sua. Vamos!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?