Partilhar
segunda-feira, dezembro 19, 2005

faíza do meu encantamento

Desde há muitos anos que não adquiro regularmente peças de informação escrita, quer diária, quer periódica, salvo, eventualmente, uma revista de informação genérica e semanal. Razões encontro-as no factos de, na minha opinião, faltar em Portugal informação independente e fazer-se manchete de notícias que depois no desenvolvimento nos deixam desiludidos.

A informação que considero pessoalmente mais enriquecedora é a transmitida pela rádio, pois é concisa, abrangente e, por essa razão, furta-se a desenvolvimentos muitas vezes repetitivos e eivados da visão pessoal e parcial do jornalista.

É excepção a tudo o que fica escrito antes o facto de adquirir “sempre” o Jornal Público de sábado. Curiosamente, na maioria das vezes somente o levanto no local onde o tenho reservado na quinta-feira seguinte. Não serão pois as notícias que me mobilizam para esta aquisição.

Na realidade, toda a minha atenção vai para as crónicas semanais publicadas na revista Xis, que aos sábados acompanha o Público, “esta revista faz parte do jornal Público”, da autoria de Faíza Hayat. Aliás são textos de excepção que guardo cuidadosamente num arquivo que tenho para o efeito.

Tenho feito o retrato imaginado de Faíza através do que ela escreve com uma sensibilidade extraordinária. Quando ela escreve “Amanhã retomarei a rotina. Amanhã serei de novo Faíza Hayat, darei aulas, assistirei a aulas, três vezes por semana irei à piscina, e entretanto tentarei ignorar o inverno, o rumor da chuva lá fora, o vazio no meu coração” quanto de si própria nos transmite...

Quanto deixará à nossa imaginação?

Faíza como ela própria escreve é uma mulher “em transito”. Vice na magnífica cidade de Gaudi, mas tem seus afectos divididos por Parati, no Brasil, por uma pequena praia de Moçambique, e também pelo lisboeta bairro da Graça.

Vivo o encantamento das crónicas semanais que são poemas de Faíza Hayat...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?