Partilhar
sexta-feira, dezembro 02, 2005

feira do montado em portel

_Muitos parabéns Caro Presidente, a Feira está uma maravilha...
_Meu amigo... eu é que agradeço muito a vossa visita!

Palavras simples de um homem da terra que sente profundamente os anseios dos seus conterrâneos e que luta no dia-a-dia para o desenvolvimento da sua região. Homem “com lama nas botas” que vive como ninguém a cultura de um Povo. Estou a falar de Norberto Patinho, Presidente da Câmara Municipal de Portel e com quem tive o prazer de conversar já à saída da Feira do Montado que decorreu nesta bela vila alentejana.

Esta é a 6ª edição da Feira do Montado que desde a sua criação tem desenvolvido várias iniciativas de cariz social e cultural, com grande destaque para a defesa dos produtos do “montado”: cortiça, azeitona, mel de rosmaninho, lenha e carvão, cogumelos e ervas aromáticas e a bolota. Esta última de grande importância para a criação do porco negro do montado alentejano donde resultam excelentes enchidos que a par com os queijos e a caça representam base importante da gastronomia da região.



Portel “onde a serra finda e a planície recomeça”, “terra de encantos e tradições” desenvolve a sua actividade produtiva no amparo da Serra de Portel, onde se tem vindo a valorizar o montado de sobro e de azinho e a defender e preservar a fauna e a flora autóctone.

O desenvolvimento sustentado do Concelho muito vai depender da correcta utilização das potencialidades criadas pela construção da Albufeira do Alqueva, mas está bem patente na Feira do Montado a vontade forte de avançar para esse tipo de desenvolvimento.

A Rota dos Sabores representou um momento ímpar desta visita, desde os produtos com base no porco preto do Montado, até à doçaria tradicional e aos mais diversos tipos de queijo. E o que dizer do “torresmo do rissol”?



Na despedida...

_Caro Norberto, para o ano que vem cá estaremos para a mágica SÉTIMA edição da Feira do Montado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?