Partilhar
terça-feira, dezembro 13, 2005

a fonte das duas bicas

Em pleno coração do Baixo Alentejo esta é uma fonte de “água de beber”.

O fontanário é de construção inteligente, não houve necessidade de choque tecnológico para lhe dar essa importante característica, com um aproveitamento total da água . Tão somente o saber acumulado na luta contra o tempo de sequeiro serviu de base à sua construção.

A água que jorra de duas bicas sem cessar, noite e dia, é água de excelente qualidade, muito leve, e bacteriologicamente pura, como a chapa colocada pelas entidades oficiais tem o cuidado de indicar. Aliás, nas saída das duas bicas somente é autorizada a utilização da água pelos seres humanos.



A água que não é directamente utilizada na saída das bicas acumula-se num pequeno tanque, donde por um tubo de fuga e por efeito dos “vasos comunicantes” transvasa para um tanque maior situado na retaguarda do fontanário e destinado a ser utilizado para dessedentar os amimais.

A sua transvasa far-se-à pelo mesmo sistema de vasos comunicantes e tubos de fuga para um enorme tanque de rega já no interior da quinta que muito útil se tem mostrado em épocas em que a água é mais necessária. Tanque situado sob a sombra de uma árvore de copa imensa.

Na época recente de secas que assolaram todo o País e, em especial, o Alentejo nunca faltou a água nestas bicas com origem em nascente. De muitas aldeias vizinhas aqui vieram buscar água utilizando os mais diversos meios de transporte. Por nada diminuiu o caudal destas bicas.

Estamos em Peroguarda, no coração do Baixo Alentejo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?