Partilhar
sexta-feira, dezembro 16, 2005

a razão de ser de um blogue

Em tempo de balanço, pensando com os meus botões, pergunto a mim mesmo quais as razões de peso que me levaram a abraçar uma presença regular na blogoesfera, já lá vão mais de três anos, quase um vinte avos do total da minha vida vivida.

Lembrei-me, então, de que em tempos idos, aquando dos primeiros passos nesta estrada de desejada interactividade, havia respondido a uma entrevista idealizada por Luís Ene sobre este tema. Fui desencantá-la e reproduzo aqui a questão correspondente a está minha dúvida, tal como foi publicada na altura.

Será que passado todo este tempo a ideia se mantém?

A questão colocada por Luís Ene foi a seguinte: “3- A que necessidades literárias, digamos assim, respondeu a criação do teu blog? Que balanço fazes?”

E a resposta dada:

A criação do meu blog teve como objectivo inicial o desejo da partilha de saberes, através da criação de textos originais que transmitissem afectos e sentires.

Numa fase seguinte surgiu o desejo de interagir com outros blogs, quer fazendo comentários, quer acolhendo críticas e pareceres sobre os textos que ia publicando.

Essa fase, a actual, é extremamente enriquecedora especialmente porque introduziu uma disciplina de escrita muito importante, no sentido de não lograr as expectativas criadas nos outros e em mim próprio.

Não traduz, pois, qualquer necessidade ver algo publicado no papel, pois o futuro da massificação da leitura será o e-booking. Os livros em papel continuarão a ser importantes para a satisfação dos sentidos; tacto, olfacto, mas não deixarão de ser uma peça elitista, até pelo seu custo.

Os comentários que elaboro aos posts de outros blogs vão no sentido de dar continuidade ao conteúdo que apresentam, mais do que um comentário de acordo ou desacordo.

Em termos de balanço, não consegui ainda criar a interactividade suficiente por forma a conseguir obter comentários em número suficiente que me possibilitem dispor de uma massa crítica relevante.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?