Partilhar
domingo, dezembro 18, 2005

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Caminhar na quadra natalina

A calçada tem uma luminosidade única. Resulta não só da luminária que a Prefeitura profusamente colocou na zona histórica do Recife mas, igualmente, do brilho especial que fulge no olhar da criançada que numa agitação viva e alegre saltam de uma montra para a outra onde mil cores e mil luzes lhes iluminam a alma.

É a magia natalina que invade as almas e intensifica os afectos e o muito querer. As crianças espalmam seus rostos, seus narizes se achatam contra as montras deliciando a vista com os doces, com os bombons, com os rebuçados que despertam os seus desejos por guloseimas. Vontade têm de “comer aquilo tudo”, mas resistem.

Também o Fotógrafo e a Escritora sentem brilhar seus olhares. Estão sensibilizados pelo movimento, pela alegria das gentes, pela vivência intensa desta época de compreensão entre as gentes. Não resistem a comentar:

_Que pena este sentir entre as pessoas não se prolongue durante todo o ano... que bom seria este viver não se verificar somente na época natalícia.
_Tem razão minha querida amiga. Foi com razão que o poeta disse que deveríamos fazer de cada dia um dia de Natal...

Continuaram a caminhar pausadamente na expectativa de que ao virar de uma esquina depararem com um grupo de cavalo-marinho, bumba-meu-boi, pastoril, caboclinho, maracatu ou coco, pois estarão a desfilar num dos sete pólos de animação espalhados pela cidade: Marco Zero, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade, Brasília Teimosa, Ibura e Boa Viagem. Além da programação oficial, eventos especiais abrilhantam ainda mais a festa.

Este ano a Prefeitura do Recife homenageia MESTRE NELSON (BOI TEIMOSO) que diz de si próprio: "Minha vida foi no Boi. Por isso, sou completamente apaixonado. Se preciso for, vou até de cadeira de rodas, mas não falto ao desfile do Boi Teimoso"

Nascido em pleno Carnaval de 1918, quando o bloco Bola de Ouro desfilava em frente a sua casa, Nelson José dos Santos vive do amor às tradições do bumba-meu-boi. Considerado o mestre mais antigo em actividade do Estado, ele ainda comanda uma das mais importantes agremiações do nosso Carnaval: o boi Teimoso que, há 70 anos, enche de orgulho os moradores da comunidade da Bomba do Hemetério.
O Fotógrafo comentou para a Escritora: _É muito linda esta forma de comemorar a época natalina...

E continuaram a caminhada com os olhos ainda mais brilhantes.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?