Partilhar
sexta-feira, janeiro 27, 2006

viva mozart

Conheci Viena de Áustria alguns anos antes de ter viajado pela Baviera, viagem que teve o seu início em Salzburgo. Viena impressionou-me pelo sentimento de uma musicalidade permanente que sentimos no ar que respiramos, nas águas que desenham magníficos repuxos nos parques e jardins. Uma sonoridade permanente que mais do que ouvida é sentida.


Jardins do Palácio de Mirabell, Salzburgo, terra natal de Wolfgang Amadeus Mozart


Contudo, a cidade faustosa que em 1762 festejou com pompa e circunstância Wolfgang Amadeus Mozart, esse prodígio das sonoridades e das palavras com apenas 6 anos de idade, renegou-o por despeito e por inveja quando anos mais tarde já adulto nela se instalou. Somente dez anos depois, com o êxito de A Flauta Mágica, o seu virtuosismo foi unanimemente reconhecido. Tardiamente, pois pouco depois dá-se o desenlace desta vida, quando contava apenas 35 anos.

Em Salzburgo nasceu e passou os primeiros anos da sua vida, vida descuidada e feliz influenciada pelo bucolismo do rio Saltz e das suas aprazíveis margens. Não suportava, no entanto, a mediocridade da sociedade instalada pelo que acompanhado pelo seu pai encetou uma longa viagem pelas terras dos músicos e dos poetas mais conceituados da Europa.


Palácio de Schobrunn, Viena, onde com apenas 6 anos de idade Mozart deslumbrou a Corte


Na sua infância as principais cidades da Europa Central da cultura adularam-no: Londres, Paris, Munique e Milão. Mais tarde em Manheim, perde-se de amores por uma cantora lírica que lhe criou sérios problemas afectivos somente compensados pelas grandes amizades que se lhe dedicaram.

Na sua infância e juventude é celebrado em toda a Europa Central, mas quando atinge a maturidade é ignorado, quiçá pela inveja e pelo despeito. Mozart é um contestatário da situação política, social e artística da Europa de então. Não lhe é perdoado tal afronta.

Somente depois de morto a sua virtuosidade é, efectivamente, reconhecida.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?