Partilhar
domingo, fevereiro 12, 2006

minha terra é meu sentir

Caparica mais do que uma terra é um Povo. Gente que construiu vida entre o mar e a floresta em diversificado labor. Da sua vivência aqui se regista testemunho


Andorinhas em Valle do Rosal

A meio da tarde um voo junto ao solo, seguido de um levantar rápido e elegante, foi o sinal. Cantaram os melros da região, grasnaram as rolas turcas e chilrearam os passaritos. Acabara de chegar a Valle do Rosal a primeira andorinha deste ano.

Estes dias bonitos de Fevereiro, depois do frio glaciar e de algumas chuvadas, dão as boas vindas às andorinhas mais rápidas na sua viagem anual de vinda. O regresso será para o fim do Verão. Hoje foi um dia de alegria pois os ninhos da vizinhança vão começar a serem habitados pelas elegantes andorinhas.

Em 2004 haviam chegado a 16 de Fevereiro. Em 2005 tardaram e preocuparam as gentes somente tendo por cá chegado a 10 de Março. Desta vez chegaram muito mais cedo depois de vencidos os milhares de quilómetros de viagem.

Uma delas já pousou no local habitual situado no fio telefónico fronteiro à minha casa. Negra, elegante no voar, bico avermelhado foi a primeira a ser vista. Já cá esteve o ano passado e agora voltou ao ninho que abandonou com a família quando chegou a invernia.Pouco a pouco virão em bandos as que resistiram à viagem. A maioria regressará ao seu local de nascimento ou aos ninhos em que foram progenitores. Na sua resposta aos desígnios da mãe Natureza nem sequer sabem a alegria que me dão em vê-las de novo no seu característico voo e labor para uma nova estadia por estas bandas.

A partir de agora será a alegria, a animação dos seus voos e a musicalidade dos seus piares, a labuta para a recuperação dos ninhos e para a construção de novos que irão albergar a família aumentada. No ar os odores de rosas e jasmineiros completarão a tranquilidade de Valle do Rosal.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?