Partilhar
domingo, fevereiro 05, 2006

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Vamos “cair” no frevo

O som do frevo aí está ao virar de cada esquina no caminhar da esperança do Recife que se alinda para receber o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. Ricardo e Erica de seus nomes próprios, escolhidos por um júri de “notáveis” destas coisas do Carnaval Multicultural Recifense, entre os quais o próprio Prefeito João Paulo.

O frevo, musicalmente, tem origem na fusão de diversos ritmos, autóctones e oriundos de África, tais como o maxixe, o tango brasileiro, a quadrilha e, muito em especial, o dobrado e a polca-marcha.

Frevo é uma corruptela de ferver, como a maioria dos estudiosos indica, o que dá bem conta do estilo de música e de dança de que se trata. Muito ritmo, muito suor, muita sensualidade, Fervem os corpos ao ritmo dos “frevoeiros” e das “frevozeiras”. O arco-íris feito chapéu de Sol é um símbolo e sinal incontornável de que o fervo está na calçada.

_Já viu, querida Escritora, que um dos ritmos que entra na fusão do frevo é a polca-marcha?
_É verdade sim, dá-lhe um bater de “ponta e tacão” muito especial.
_Pois é... mas sabe que lá do outro lado deste mar azul tão belo, na terra onde vivo, se dançou em tempos idos uma polca que aqui revejo? Chamavam-lhe a polca-janota...
_Curioso mesmo esse facto que não é pura coincidência, coisa aliás em que não acredito existir...


Escritora e Fotógrafo calçada acima mergulhando na agitação do Povo que vive já os preparativos do Carnaval que terá o seu lançamento oficial no próximo dia 10 com a realização do Baile dos Artistas, onde será feita a apresentação pública do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.

_Querido Fotógrafo, repare bem em toda a animação desta gente que com tanta esperança festeja a chegada do Carnaval, aqui com esta característica tão boa de um grande empenhamento multicultural.
_Tem razão minha querida Amiga, sente-se vida a cada passo que damos nesta calçada tão iluminada pelos sorrisos da criançada que ofuscam o próprio Sol.
_Quero fazer-lhe um convite para terça-feira que vem...
_Então?
_Vamos à noite ao Pátio de São Pedro, vamos cantar e dançar... tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat
_Convite aceite...

Lá caminharam calçada acima misturando-se com o Povo na sua vivência total.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?