Partilhar
domingo, fevereiro 19, 2006

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Virgens de Olinda

_Meu Amigo, tenho hoje uma surpresa para você. Desejo muito que te agrade...
_Surpreende-me sim! Fico ansioso, pois tenho a certeza que me encantará...


Este foi o encontro, há pouco tempo nascera a aurora, entre o Fotógrafo e a Escritora que haviam combinado madrugar para melhor aproveitarem o dia que prometia ser agradável e animado, não estivéssemos tão perto do Carnaval.

Toda a semana a cidade viveu a animação das gentes na rua, cantando e dançando, ou em recintos apropriados onde os bailes carnavalescos se multiplicavam para gáudio dos carnavalescos militantes e dos muitos estrangeiros que invadiram a cidade.

Recife “frevilha” especialmente na zona histórica. A cada esquina, nos amplos largos de calçada atapetados tem frevo, maracatu, caboclinho, ciranda, coco, samba, rock, reggae, manguebeat. Tem animação, muita animação e chapéus multicoloridos num rodopiar incansável, num turbilhão de sentires que são muito querer.

_Então... e a surpresa, minha querida Amiga?
_Querido Fotógrafo, quero convidá-lo a acompanhar-me até à vizinha Olinda... vamos participar no Bloco Carnavalesco Anárquico das Virgens...
_Que nome, hem? Somente o Brasil assim nos delicia...
_Vai conhecer a Luciana Santos, Prefeita de Olinda... que lá vai estar com o João Paulo...
_Esse conheço e bem... O Prefeito de Recife sempre me surpreende com a sua ”agenda aberta”...


Olinda é uma cidade bem perto de Recife onde a portugalidade se encontra bem presente, especialmente, na arquitectura. Carlos Pena Filho diz de Olinda:

"Olinda é só para os olhos,
não se apalpa, é só desejo.
Ninguém diz: é lá que eu moro.
Diz somente: é lá que eu vejo."


_Vamos pois! Vai ser um dia de encantamento, minha querida Escritora...
_E trago também uma notícia bonita para você...
_??
_Amanhã, pelas 16 horas daqui do Recife, o João Paulo vai participar na solenidade de entrega, ao Ministério da Cultura, do documento de solicitação de registro do frevo como Património Cultural Imaterial Brasileiro. Vamos cá ter a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil.
_Não poderemos faltar... é sempre maravilhoso rever o Gilberto do meu imaginário musical... Ele irá cantar?

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?