Partilhar
sexta-feira, março 17, 2006

as cores da primavera

Quando pensamos em flores do campo, flores espontâneas que dão cor aos nossos prados mas, igualmente, às matas e aos espaços baldios, não nos poderemos abstrair do multicolorido que representam, da maravilhosa paleta da Natureza.

Um dia o poeta Hermann Hesse anotou no seu diário a propósito desta temática: “A Natureza tem mil cores e a nós meteu-se-nos na cabeça reduzir a gama a vinte”. Embora a ocupação dos amplos campos por monstros de cimento tenha vindo a reduzir cada vez mais os espaços onde a Natureza executa as suas “pinturas” a verdade é que ainda são muitas as tonalidades dos campos.

Por forma a possibilitar o agrupamento e a classificação das flores do campo pelas suas tonalidades cromáticas instituiu-se a designação de “cor floral”: Optou-se por definir quatro cores florais: Vermelho, Branco, Azul e Amarelo.

Vermelho - É difícil encontrar nos nossos campos flores de puro vermelho, pois é uma cor que os insectos não vêem impedindo assim a sua polinização. Os tons vermelhos estão misturados com as outras cores, desde o purpura intenso, passando pelo rosa, até ao lilás.

Branco – Não é exactamente uma cor floral, mas tão somente a capacidade que tem de reflectir a totalidade da luz solar que nela incide. Podem considerar-se abrangidas, igualmente, flores de tonalidades creme e rosa pálido.

Azul – Nunca aparecem em grandes manchas monocromáticas, mas como pequenos sinais em manchas florais amarelas e brancas. Na sua ampla gama de cores e tonalidades encontramos nesta definição flores violeta e uma grande gama de azuis.

Amarelo – São as mais frequentes abrangendo uma vasta gama de tonalidades, desde o amarelo quase branco até ao amarelo doirado.


Quando a Primavera se anuncia, muitas vezes ainda Inverno meado, as flores de cor floral amarela são as primeiras a despontarem nas vastas planuras, nos prados e nas encostas das matas, especialmente nas mais beneficiadas pelos raios solares. E assim se mantém Primavera fora.

Depois, na sequência do tempo que passa, nesta altura de março começam a despontar as flores de cor floral azul e aí estão elas a pintalgar os vastos tapetes amarelos. Deliciados andas os corvídeos do pinhal, já no seu contexto familiar de trio que tão bem contrastam com essas cores maravilhosas.

É altura de vermos com olhos de ver, de apreciarmos com deleite, todos os mais singelos pormenores dos vastos prados de flores do campo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?