Partilhar
quarta-feira, março 08, 2006

dia internacional da mulher

Cento e quarenta e nove anos passaram desde que em 8 de Março de 1857 as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução do seu horário de trabalho para 10 horas, quando à época trabalhavam 16 horas por dia.

Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens para o mesmo trabalho, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objectivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque reivindicando o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade económica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia da Mulher".

O Dia Internacional da Mulher está intimamente ligado às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social. O dia de hoje deverá ser sempre um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.



Mulher

Mulher força da Natureza
Ânimo do homem na luta pela Liberdade
Liberdade tu própria
Que lutas e sofres
Numa sociedade burguesa que te agride
Dizendo amar-te

Mas tu Mulher
Que sempre soubeste erguer bem alto a tua vontade
E o teu querer
Que na adversidade de uma sociedade machista
Lutaste pelo ideal de seres considerada Mulher
És agora justamente projectada
Para a vanguarda das forças progressistas

Tu
Mulher-mãe
Mulher-mulher
Mulher-lutadora
Mulher-companheira
Mulher-trabalhadora
Bendita sejas!

[O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?