Partilhar
sexta-feira, março 31, 2006

doces pensamentos

A doçaria tradicional portuguesa como justificação para uma viagem de afectos e de sabores aos lugares de culto dos conventuais e pagãos manjares


Tortas de Azeitão

Azeitão é uma designação atribuída a diversas povoações do concelho de Palmela, todas elas com o seu especial encanto. Brejos, Vila Nogueira, Vila Nova, Vila Fresca... de Azeitão. Terra de excelentes sabores donde se destacam os vinhos – castas Moscatel (o celebrado Moscatel de Setúbal), os tintos de casta Periquita (agora designado Castelão) e os brancos de casta Fernão Pires, os queijos - Queijo de Azeitão e a doçaria - as roscas, os “ss”, os amores e as tortas de Azeitão.

Hoje vamos “pecar” com uma deliciosa torta de Azeitão acompanhada a preceito com um cálice de Moscatel de Setúbal bem gelado. Mas vamos “pecar” no local de maior tradição, hoje que se procura industrializar a produção das tortas de Azeitão. Como manda a tradição degustámos uma torta de Azeitão onde toda esta aventura do açúcar teve o seu início – O Cego.



Manuel Rodrigues, conhecido por O Cego devido à sua deficiência visual exercia a sua actividade como hospedeiro e aguadeiro ao domicílio. Sua esposa, Maria Albina doceira como havia poucas, tornou-se célebre pela feitura dos “ss” bolinhos secos que vendia à porta do seu estabelecimento, juntamente com tremoços e amendoins, aos passantes que visitavam a zona da Arrábida. Estávamos no início do século passado.

Sua filha, herdeira da arte de confeccionar doces manjares, criou, é o termo apropriado, um bolo macio e delicioso a que deu o nome de “torta”. Inicialmente cozido no forno da padaria do João Alface e mais tarde em meios próprios. As tortas eram especialmente apreciadas quando acompanhadas pelo já então muito célebre Moscatel de Setúbal.



O actual proprietário que desde há 30 anos dirige os destinos de O Cego e que procura manter a tradicional receita, onde é preponderante a qualidade dos ingredientes, teme que as actuais imposições da União Europeia quanto aos bens alimentares venham a alterar profundamente o sabor único das tortas de Azeitão.

Degustámos uma torta de Azeitão acompanhada por um cálice de Moscatel de Setúbal Roxo. Uma combinação perfeita. Um manjar dos céus.



Receita das Tortas de Azeitão

Ingredientes:
20 claras de ovos
20 gemas de ovos
400gr de açúcar
70gr de farinha

Confecção:
Bater as gemas com o açúcar até obter um creme espesso, juntar a farinha e bater só o tempo necessário para envolver a farinha, juntar as claras batidas em castelo, manualmente. Colocar em tabuleiro untado ou, em formas individuais untadas. Esperar, mais ou menos, 10 minutos e cozer à temperatura de 220 graus (forno médio quente). Retirar as tortas ainda mornas, barrar com doce de ovos e enrolar. As tortas devem ficar com o aspecto de meias cruas e amarelas de tonalidade.

A Pastelaria Cego fica na Rua José Augusto Coelho, 150 – Vila Nogueira de Azeitão

Comments:
Visitei Azeitão semana passada. Não tive a felicidade de conhecer Pastelaria CEGO. Mas tive a felicidade de experimentar a torta de Azeitão em Lisboa no Hotel Dom Pedro. Simplesmente deliciosa. Espero retornar a esta terra maravilhosa e conhecer a CEGO.
Renato
Brasil
 
Apenas para deixar um elogio pelo artigo e uma observação...
As freguesias de Azeitão (São Lourenço e São Simão) que compreendem toda a àrea descrita, pertencem ao concelho de Setúbal como póde ser facilmente verificado e não a Palmela apesar da sua proximidade.
Bom Blog
 
Amigo Renato
Pode crer que nada t~em a ver entre si as tortas de Azeitão que comeu e a que é vendida do CEGO. Não perca mesmo se para isso tiver oportunidade.
Um abraço.
 
Caro Amigo
Muito obrigado pelo elogio e também pela oportuna correcção.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?