Partilhar
terça-feira, março 07, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos. Casos existem em que o projecto editorial não foi além desse mesmo exemplar de arranque. Reler edições antigas dá-nos a percepção da evolução técnica e social dos tempos recentes


Sabe quem é a Microsoft

No editorial da revista “Microsoft, n.º 1 de Maio de 1992", poderemos ler assinado por Rodrigo Costa, à época Director da Microsoft Portugal: “A Microsoft foi fundada há 16 anos perto de Seattle no norte dos estados Unidos. A nossa principal actividade é a produção de software para computadores pessoais: sistemas operativos, linguagens de programação, folhas de cálculo e tratamento de texto, entre outros.”

A subsidiária portuguesa da Microsoft abrira o seu escritório em Novembro de 1990, um espaço com cerca de 20 metros quadrados, um empregado e com a preocupação inicial de organizar a sua rede de distribuição em Portugal.

Curiosamente, este número um da revista “Microsoft” é integralmente a preto e branco, com a periodicidade trimestral e com uma edição de 5.000 exemplares. A evolução da Microsoft, quer a casa-mãe, quer a subsidiária portuguesa foi algo de espantoso no mundo empresarial. Estamos a falar num horizonte de pouco mais de 15 anos.

Do conteúdo desta revista poderemos concluir do grande apoio que a Microsoft Portugal dava, já nessa época, à educação e à formação. Anunciava a criação breve dos Centros de Formação e o apoio ao Projecto Minerva. Aliás foi no Congresso do Projecto Minerva realizado em Bragança em Abril de 1992 que a Microsoft fez a apresentação em Portugal do LAN Manager que viria a revolucionar a microinformática empresarial com a implementação de redes de micro-computadores.

A Microsoft fazia igualmente a apresentação nacional, que era quase coincidente com a apresentação nos estados Unidos, da versão 3.1 do Microsoft Windows (“tornando o sistema operativo mais fácil de aprender e de utilizar”; “para computadores pessoais com microprocessador 80286 ou superior”), a versão 4.0 do Microsoft Excel, com facilidades para a transição dos utilizadores do Lotus 1-2-3 (que será feito desta folha de cálculo?) e da versão 2.0 do Microsoft Word (“vai ficar impressionado com a rapidez com que poderá criar documentos complexos e com uma óptima aparência”).

Três meses depois a Microsoft Portugal anunciava o lançamento do Centro de Formação e o Suporte a Clientes onde seriam ministrados os cursos de Windows, Excel, Word para Windows, FoxPro, Power Point, LAN Manager e Mail.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?