Partilhar
terça-feira, março 14, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos. Casos existem em que o projecto editorial não foi além desse mesmo exemplar de arranque. Reler edições antigas dá-nos a percepção da evolução técnica e social dos tempos recentes


Fotografia é Cultura

Depois de termos apresentado duas revistas “número um”, melhor uma “número zero” e outra “número um” dedicadas às tecnologias da informação, vamos hoje trazer à vossa presença uma das paixões desta Oficina: a fotografia.

No editorial da revista “Foto Cine Som, n.º 1 de Setembro de 1976", poderemos ler assinado por Mário B. Nogueira, director e proprietário da revista que tinha como objectivos as “Fotografia, Cinema de Amador, Alta Fidelidade, Audiovisuais”: “A fotografia pode ser encarada em dois aspectos fundamentais: - como actividade indispensável para o desenvolvimento das ciências e das técnicas; - como actividade complementar na comunicação entre os homens.”



Como curiosidade, eram publicitadas nesta revista as câmaras fotográficas “Agfamatic 50” e “Agfamatic 100” referindo “Estas são câmaras Agfamatic totalmente fabricadas em Portugal”. Que diferença dos tempos em que cada vez existem equipamentos “fabricados em Portugal”.

Na oportunidade que se comemoravam os 150 anos da primeira imagem fotográfica esta revista publicou um pequeno historial acerca dessa fotografia: “muros e telhados” da autoria de Joseph Niépce.

Numa época em que os equipamentos fotográficos digitais e de “apontar e carregar” se encontram amplamente divulgados entre as pessoas parece estranho tratar numa revista de fotografia temas como: “As películas fotográficas modernas”, “Vidros ópticos para efeitos especiais”, “Laboratório fotográfico”, “Filtros” e tantos outros. São resultado do tempo que passa e da evolução tecnológica contínua.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?