Partilhar
domingo, março 05, 2006

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Tempo de ressaca

Estamos agora na época do “Carnaval fora de tempo” e da “ressaca carnavalesca”, passada que foi a euforia maior dos folguedos vividos por todo o Brasil e, com encantamento especial, na cidade do Recife. É hora de encetar o sonho do Carnaval do próximo ano.

Na terça-feira que vem, conhecida no Recife por Terça Negra, a ressaca do Carnaval vai ser vivida no Pátio de São Pedro com a exibição do grupo de afoxé Ache Ilê Ifá onde serão reverenciados os orixás com a presença de muitos recifenses e não menos forasteiros.

_Querida Escritora terça-feira não poderemos faltar a este espectáculo que promete animação e muitas referências à tradição.
_Sim... não vamos faltar, faço questão para que assista a esta iniciativa que se realiza numa estreita parceria entre a Fundação de Cultura da Cidade do Recife e o Movimento Negro Unificado.
_Temos animação todos os dias, ainda hoje...

Realizou-se hoje na cidade de Surubim o tradicional Desfile das Virgens da cidade – uma tradição do carnaval de Pernambuco. É uma tradição que já dura quase 20 anos. Este ano, a festa popular contou com 14 trios eléctricos, além de caboclinhos e maracatus, numa grande homenagem ao centenário do compositor e carnavalesco Capiba, ilustre filho de Surubim.
As Virgens de Surubim saem as ruas da cidade sempre no domingo após o carnaval, festividade já integrada no designado “Carnaval fora de tempo”. O prefeito do Recife seguiu todo o trajecto do desfile em cima do trio eléctrico. No final do cortejo, houve a apresentação do Bloco Lírico Eu Quero Mais.

_Tem sido mesmo um folguedo e uma animação inesquecíveis...

O Fotógrafo e a Escritora caminhavam agora calçada acima, onde o Povo, pouco a pouco, vai regressando à laboriosa actividade do dia-a-dia. A criançada corre despreocupada nas praças e nos jardins. Os deveres escolares não tardam a moderar o seu desgaste de energias físicas.

Como dizia um turista italiano que este ano pela primeira vez participou no Carnaval recifense “_Não há Povo como este, de esfuziante força de viver...”. Pela primeira vez, também, o Prefeito João Paulo e a sua equipa organizaram ainda em clima de carnaval, ao som de muito frevo, na noite da última sexta-feira, na ala de embarque do Aeroporto Internacional dos Guararapes Recife-Gilberto Freyre, uma despedida aos turistas que vieram brincar o carnaval na cidade.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?