Partilhar
segunda-feira, março 27, 2006

tatiana, uma bonita mulher

A Tatiana veio para Portugal há já alguns anos, casou e já teve dois rebentos em terras lusas. Veio das terras da Ucrânia, assim como o seu marido. estão perfeitamente integrados, falam correctamente o português, têm o seu emprego.

Sentem-se felizes em Portugal, embora tenham muitas saudades dos entes queridos que deixaram nas terras do longe, pais, irmãos...

Nascidos na então União Soviética, no país da Ucrânia, não resisti um dia em fazer-lhe uma pergunta que há muito trazia no meu espirito: "Na tua terra são mais felizes agora ou nos tempos da União Soviética?" "Aqui somos muito felizes mas na nossa terra éramos muito mais felizes, vivíamos melhor no tempo da União Soviética".

"Havia trabalho, as gentes eram naturalmente alegres, o ordenado de minha mãe era suficiente para a família, pais e três irmãos, viverem bem. O ordenado do meu pai era para amealhar". "A minha irmã é contabilista num banco, tem um bom emprego, ganha o equivalente a 50 euros".

Tatiana é uma bonita mulher, o seu rosto espelha a felicidade que a estabilidade familiar vivida em Portugal com seu marido e uma casal de bebés lhe dá. Tem quase sempre um sorriso nos lábios. O sorriso desaparece e o olhar perde o brilho quando recorda os tempos despreocupados da sua infância vividos com seus pais nas terras do muito longe.

A Tatiana está em Portugal empregada numa pastelaria. É empregada de balcão. É feliz. Conclui... "Eu também tenho estudos..."

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?