Partilhar
terça-feira, abril 04, 2006

coleccionar com doçura

Coleccionar, juntar e encontrar elos de comunhão entre as peças sempre foi aliciante para o ser humano. O coleccionismo de pacotes de açúcar colocou esse anseio ao alcance de toda a gente


Pacotes de Açúcar uma referência no Coleccionismo

A acção desenvolvida pelo Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar, Clupac, além de reflectir os aspectos associativos estatutariamente definidos e expressos nos planos de actividades que as assembleias gerais têm aprovado, tem tido importante impacto na intervenção de cariz social.

É importante salientar três aspectos em que a acção do Clupac tem tido reconhecimento generalizado pelos resultados obtidos: A divulgação do coleccionismo de pacotes de açúcar junto das camadas mais jovens da população; A dinamização do coleccionismo de pacotes de açúcar em todas as regiões do Continente e Ilhas; A sensibilização para a importância deste tipo de coleccionismo junto das entidades envolvidas.

Em resultado dos espaços em que se realiza a exposição “A Viagem do Açúcar”, espaços escolhidos criteriosamente, e das parcerias encontradas para a sua efectivação, envolvendo de um modo geral agentes culturais dos municípios, é visitada de forma organizada por inúmeras turmas escolares, especialmente, do ensino básico, tendo incentivado muitas crianças e jovens a dar os primeiros passos no coleccionismo, actividade muito salutar na ocupação de tempos livres. Daqui resulta a divulgação do coleccionismo de pacotes de açúcar junto das camadas mais jovens da população.

O coleccionador de pacotes de açúcar sentia-se um ser isolado neste seu meio de ocupação de tempos livres, pois durante muitos anos considerou-se o “único” capaz da “loucura” de coleccionar estas pequenas peças de papel que a quase totalidade das pessoas descartavam após dar-lhe a utilização respectiva. Desconhecia, pois, a existência de outros coleccionadores de pacotes de açúcar. Com o surgimento do Clupac e o recurso às tecnologias emergentes desde a primeira hora da sua existência, com um sítio na Internet e com a criação de uma “mailling list”, essa fronteira do desconhecimento foi sendo paulatinamente derrubada. Assim, se conseguiu a dinamização do coleccionismo de pacotes de açúcar em todas as regiões do Continente e Ilhas.

O conhecimento da existência de coleccionadores de pacotes de açúcar em todas as regiões do Continente e Ilhas, de norte a sul, do litoral ao interior foi acompanhada pela tomada de consciência por parte das empresas cafeeiras e embaladoras de pacotes de açúcar da realidade deste fenómeno de coleccionismo. Para tal situação foi determinante a contribuição dada pelo Clupac nas conversações e no estabelecimento de protocolos com essas empresas, assim como a dinâmica criada pelos próprios coleccionadores junto das mesmas. Daí resultou a sensibilização para a importância deste tipo de coleccionismo junto das entidades envolvidas.

Todas estas acções realizadas ou dinamizadas pelo Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar alterou completamente o paradigma do coleccionismo. Uma colecção de peças relativamente acessíveis na sua obtenção, considerada mesmo “a colecção de todos” pelos custos reduzidos envolvidos, passou a ser considerada uma “colecção de referência” pela dinâmica e organização que introduziu na arte de coleccionar.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?