Partilhar
domingo, abril 23, 2006

dia de sant jordi, uma rosa e um livro

Nas Ramblas de Barcelona perco meus passos na direcção do mar, com a estátua de Colón já à vista, tendo deixado para trás a Diagonal que sempre cruzou a minha alma. Caminho sem pressas, inalo o perfume das buganvílias e sonho... sempre o recorrente pensamento de que me poderei cruzar com a Faíza, a menina dos escritos do meu encantamento.

Hoje é um dia muito especial. Celebra-se o dia de Sant Jordi, o nosso São Jorge do castelo e dos dragões, que na Catalunya é tradicionalmente o dia em que os homens oferecem à sua mulher amada uma rosa. Tradição entre os namorados, o tempo tornou-a extensiva às filhas, às avós e às colegas e as amigas. E, muito em especial, às amigas de verdade.

As mulheres, contempladas com tão bela e ternurenta oferta, elas próprias maravilhosas rosas de um jardim imaginário, retribuem a rosa recebida com a oferta de um livro. Sensibilidade e cultura de mãos dadas. A minha querida amiga Montse, uma mistura explosiva de candura e formosura já tem a sua rosa junto aos seios de encantar.

Hoje é o verdadeiro Dia dos Namorados, no seu mais sentido significado de “todos que se querem bem”, que se gostam, que se respeitam e que juntos caminham a vida, muitas vezes a milhares de quilómetros de distância.

Aqui deixo uma rosa para a Teresa, minha mulher, para a minha comadre Mikah, amizade feita cumplicidade, para o meu sentir na Catalunya, a Montse, (Monsinha, Montserrat), para o outro lado do mar, a Lualil, a Claudia, a Cathy, a Yonara, para TODAS as minhas amigas, para TODAS as mulheres do Mundo, especialmente para as que sofrem as agruras das “civilizações”.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?