Partilhar
segunda-feira, abril 24, 2006

a minha opinião

O pessoal da Oficina está atento à actualidade política e social de Portugal e do Mundo. Aqui partilham o seu pensar através da minha análise modesta mas interessada


Na defesa de um futuro mais justo

Quando se aproxima mais um aniversário do glorioso dia de 25 de Abril de 1974, sobre o qual teremos oportunidade de falar na data própria, isto é, amanhã, é curioso analisar quanto longe nos encontramos dos ideias então defendidas e, lamentavelmente, em rota de afastamento.

Na verdade, além se pretender, então, cortar cerce com o regime ditatorial do Estado Novo, eram factores mobilizadores para os militares o terminar a guerra nas colónias e para a população em geral a melhoria de condições de vida.

Na realidade existem acontecimentos irreversíveis, o caso da guerra colonial e a quase impossibilidade do regresso de um regime ditatorial. Contudo, grandes conquistas de âmbito social estão a sofrer sérios reveses com o avanço do capitalismo internacional desenfreado e com a preponderância da globalização financeira sobre a globalização social e da solidariedade.

No ano em que se comemora os 30 anos da Constituição da República Portuguesa nunca é demais salientar que, apesar das 7 revisões que já sofreu, a nossa Constituição continua a consagrar Direitos, Liberdades e Garantias do Povo e dos Trabalhadores que estabelecem os princípios fundamentais de uma democracia política, económica, cultural e social que assegura o primado do Estado de Direito Democrático.

Define a subordinação do poder económico ao poder político democrático e afirma a soberania e a independência nacional, a Paz e a Cooperação entre os povos de todo o Mundo com o objectivo da emancipação e progresso da Humanidade.

É uma Constituição que urge defender dos mais traiçoeiros ataques pois se encontra profundamente ligada à realidade e aos desejos e aspirações de um Povo que audazmente ambiciona um futuro transparente e belo.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?