Partilhar
domingo, abril 30, 2006

sentir o povo que vive

O Fotógrafo e a Escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


Por onde anda a nossa Pátria?

O Fotógrafo subiu a calçada e dirigiu-se “àquele” boteco de esquina que era muito mais do que o “ponto de encontro” com a Escritora para a caminhada que tanto gostavam de fazer juntos, conversando disto e daquilo numa agradável permuta de saberes e de afectos. Uma sombra de tristeza pairava em seu olhar, o que não passou despercebido à Escritora.

_Que se passa, meu querido amigo, parece-me preocupado?
_Estou, realmente, preocupado com algo que a nós dois muito nos diz...
_??
_A forma como estão a tratar a Língua Portuguesa.
_Essa que no dizer do meu querido Fernando Pessoa “é a Pátria de todos nós”...

O Fotógrafo ainda há pouco tempo havia corroborado o entusiasmo da Escritora quando ela escrevera um interessante artigo sobre a ida do astronauta brasileiro Marcos Pontes ao espaço na Soyuz TMA-8, como resultado de um acordo brasileiro com o governo russo em Outubro do ano passado. Entre muitas outras razões, pelo facto da Língua Portuguesa ter sido falada no espaço, como Marcos Pontes fez questão de fazer.

_Pois é, querida Escritora... Marcos Pontes, os brasileiros, fizeram questão em deixar a pairar no espaço, no éter, onde tão poucos seres humanos têm chegado vocábulos da Língua Portuguesa, esse belo elo de ligação entre mais de 200 milhões de seres humanos em todo o Mundo.
_Isso nos alegra, claro... Então, o porquê desse seu ar tristonho...

O Parlamento Europeu aprovou recentemente, numa mini-sessão plenária em Bruxelas, a adopção de um "indicador europeu de competência linguística" que não contempla a língua portuguesa. É dessa forma que a Europa da cultura trata a Língua Portuguesa.

Aquando da realização do Conselho Europeu de Barcelona em Março de 2002 a vontade expressa pelos chefes de Estado e de Governo foi no sentido da melhoria da aprendizagem das habilitações básicas através do ensino de, pelo menos, duas línguas estrangeiras. Ora no desenvolvimento dessa ideia a Língua Portuguesa foi preterida para uma oportunidade futura.

_Entende agora a minha tristeza, querida Escritora?
_Entendo sim... e partilho, como deve calcular, esse desagrado.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?