Partilhar
sábado, abril 01, 2006

tradição e cultura popular

A tradição resulta da memória colectiva de um Povo, autêntico património invisível que se transmite entre gerações e representa o mais elevado expoente da cultura popular. Aqui se deseja dar conta desse repositório


Dia das Mentiras

Internacional: Chirac assina lei do CPE e propõe logo alterações
Internacional: Teerão exclui usar petróleo como arma nas negociações do nuclear
Sociedade: Tribunal condena 81 militares e 15 empresários por corrupção
Desporto: Leão quer liderar por um dia com vitória em Guimarães
Nacional: Sampaio defende referendos europeus no mesmo dia


Estes são os títulos de capa do Diário de Notícias do dia 1 de Abril de 2006, e atendendo ao dia em questão sobra-nos a dúvida: Qual destas notícias será falsa, para justificar o facto de neste dia se “festejar” o Dia das Mentiras?

E será que tal como em relação a outras temáticas deveremos considerar “todos os dias do ano são Dia das Mentiras”? Pelo constante logro em que os cidadãos são induzidos sistematicamente tal não estaria muito fora da razão.

Muitas são as razões apontadas para que o dia 1 de Abril desde há muito seja considerado o Dia das mentiras. Uma delas tem origem em França onde desde o século XVI o Ano Novo era festejado desde o dia 25 de Março até 1 de Abril, coincidindo com a chegada da Primavera.

Quando em 1564 o rei Carlos IX de França adoptou o Calendário Gregoriano determinou que o Ano Novo passasse a ter início no dia 1 de Janeiro o que desagradou a muitos franceses que continuaram a seguir o calendário antigo. A partir daí passaram a ridicularizar este facto usando enviar presentes estranhos nessa data, que mais tarde veio a descambar em mentiras.

Numa primeira fase, os jornais diários e as emissoras de radiodifusão, criaram o hábito de dissimuladamente publicarem uma mentira que viria a ser desmentida no dia seguinte. Com o advento da televisão, também este meio de comunicação social passou a usar do mesmo costume.

Nos tempos correntes a mentira, a meia verdade entraram nos hábitos correntes dos políticos, dos órgãos de comunicação social, da sociedade em geral.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?