Partilhar
segunda-feira, abril 17, 2006

velo 2006

Realizou-se recentemente na África do Sul uma grande conferência internacional designada Velo 2006, que reuniu cerca de um quarto de milhar de delegados de 41 países. Objectivo deste encontro é o de promover a utilização sustentada da bicicleta como meio de locomoção individual.

O congresso deste ano teve as suas preocupações centradas na importância de considerar a bicicleta como um meio de transporte e não só como um objecto de lazer, pois contribuirá determinantemente para a saúde e o bem-estar das populações pela redução da emissão de dióxido de carbono.

Transcrevemos aqui a Declaração da Cimeira com base nos dados publicados pela Câmara Municipal de Almada que teve participação activa no Velo 2006.

Os governos, a sociedade civil e o sector económico devem mobilizar-se para aumentar os níveis de segurança no uso da bicicleta e ampliar de forma veloz as práticas existentes através do seguinte:

- Apelar a um espaço público que se assuma como tal, permitindo uma melhor qualidade de vida;

- Melhorar a integração da bicicleta com outros domínios, designadamente: saúde, transportes públicos, ambiente e crescimento económico;

- Investir na consultoria e assessoria técnica e qualificada relativamente à bicicleta, ciclovias e afins;

- Assegurar um compromisso político para um papel acrescido do transporte não motorizado no desenvolvimento económico;

- Planear e reforçar acções concertadas entre comunidades locais e autarquias, promovendo a utilização da bicicleta;

- Desenvolver as capacidades de organizações de base local e ONGs na promoção do transporte não motorizado;

- Envolver a comunidade empresarial para a existência de locais de trabalho saudáveis;

- Encorajar o Velo Mundial a desenvolver estratégias e a trabalhar com todas as agências no terreno, assegurando a promoção da bicicleta em programas internacionais.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?