Partilhar
quarta-feira, maio 03, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos, mas é sempre registo dos tempos


48 Horas

No decorrer de toda a década de 90 do século passado intensificou-se a publicação de revistas dedicadas às viagens, nem que fosse somente com o objectivo de que cada um, em época que financeiramente já dava sinais de penúria generalizada, tivesse a ilusão de que na realidade viajava. Sem sair do sofá da sala a que já se ia habituando.

As viagens ao estrangeiro já estavam, então, reservadas para as famílias mais abastadas, ou audazes ao ponto de se endividarem para viajar, pelo que toda a atenção estava voltada para as “escapadinhas” cá dentro. Daí que a revista apresentasse como subtítulo “magazine mensal de viagens, férias e fins de semana em Portugal”.

O N.º 1 da revista “48 Horas” foi publicado em Abril de 1997, com um preço de capa elevadíssimo: 750$00. O director da revista era Carlos Pina que escrevia nesse primeiro número: “A vontade de cumprir uma missão que a revista se impôs desde a primeira hora é a certeza de que Portugal vale a pena. Porque é preciso que os portugueses o conheçam melhor, iremos aprofundar temas, pôr a descoberto rotas menos conhecidas, realçar virtualidades”.



Do conteúdo do Número Um da revista 48 HORAS salientamos:

Ventos nos moinhos da Graciosa
Neve farta e junto às Estrelas
Tempestade na Pateira de Fermentelos
Costa do Estoril
Deambulando no Planalto Beirão

Além destes interessantes artigos para os viajantes, apresentou um conjunto de secções fixas subordinadas ao tema geral “48 Horas com...” que percorria os mais marcantes eventos de diversas regiões: Madeira, Açores, Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Norte, Algarve, Alentejo, constituindo desta forma uma útil “agenda”.

A nossa atenção, neste N.º 1 da revista 48 Horas fixou-se ainda em curiosos apontamentos sobre:

A Furna do Enxofre (Graciosa)
O Queijo da Serra (Serra da Estrela)
Carnaval de Cabanas de Viriato

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?