Partilhar
quarta-feira, maio 10, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos, mas é sempre registo dos tempos


Dinheiro & Direitos

Pertencente ao grupo de publicações da EdiDeco começa assim o seu estatuto editorial: “A Dinheiro & Direitos é uma publicação periódica dedicada à informação, defesa e promoção dos interesses dos consumidores portugueses”. Introdução genérica, como nas outras revistas do grupo, sendo que esta se vai dedicar fundamentalmente aos aspectos financeiros da vida do consumidor.

Curiosamente o artigo de fundo publicado há cerca de 13 anos mantém-se perfeitamente actual. “Crédito Hipotecário: escolha o banco certo”. Da lista dos bancos na época analisados a maioria já não existe, por fusão, mudança de designação ou outra qualquer razão. Tal como hoje, a sua actividade de financiamento preocupava os consumidores.

O N.º 1 da revista “Dinheiro & Direitos” foi publicado em Março de 1993, com um preço de capa de 500$00 e a anunciada periodicidade “trimestral”. elevadíssimo: 750$00. O director e editor era João Dias Antunes e a propriedade da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO. Do Editorial destacamos o próprio título “Rentabilizar o seu orçamento e defender os seus direitos”.



Do conteúdo do Número Um da revista DINHEIRO & DIREITOS salientamos:

Crédito hipotecário
Insatisfação do consumidor
A procuração
Planos de poupança reforma
À letra diga não!

Do artigo sobre “Crédito Hipotecário” destacamos “Comprar uma casa é um negócio de milhões. No entanto, tal como podemos constar através de um estudo comparativo que efectuámos junto das instituições bancárias, e cujas conclusões aqui apresentamos, pode poupar milhares de contos se souber quais as opções mais correctas e o banco que pratica a taxa mais baixa.”

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?