Partilhar
quarta-feira, maio 17, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos, mas é sempre registo dos tempos


Mundo Vip

As revistas designadas “cor de rosa” assumem formatos diversos consoante a época da sua publicação. Algumas procuram mesmo dissimular o seu objectivo principal com camadas de verniz de intelectualidade duvidosa. Muitas dessas revistas tem origem ou, pelo contrário, dão origem a programas televisivos.

Nada se inventa neste âmbito, até porque a maioria destas revistas são seguidoras de formatos internacionais já testados em outros países. O mesmo acontece com a revista cujo N.º 0 (em alternativa ao N.º 1) que hoje é aqui analisada editada por um grupo a que à época pertencia a cadeia de televisão generalista SIC.

O N.º 0 da revista “Mundo Vip” foi publicado em 6 de Outubro de 2000, com um preço de capa de 300$00 (€1,50) muito embora tenha sido oferecido como lançamento, tendo como directora Suzana Chaves e pertencente ao grupo Abril/Controljornal/Edipresse. Anunciada como semanal teve efémera existência no panorama editorial português.



Do conteúdo do Número Zero da revista MUNDO VIP salientamos:

Catarina Sá Pinto, a noiva de Guterres é a mulher do momento
Kirsty Sword: “Xanana é o meu Timor”
Luís Represas, descubra o mundo de aventuras do cantor
Amália, um ano depois
Gisele Bundchen, o peso de ser a mais bela

Do Editorial assinado pela Directora da “Mundo Vip” transcrevemos: “Queremos proporcionar-lhe uma leitura lúdica mas séria, actual mas original, objectiva mas incisiva. Tudo isto através da rigorosa qualidade editorial implícita nesta publicação e de uma solução gráfica atraente, na linha das newmagazine internacionais sobre personalidades que nos inspiram.”

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?