Partilhar
domingo, maio 21, 2006

sentir o povo que vive

O fotógrafo e a escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios


As fragilidades que fortalecem

O Brasil continua na bocas do Mundo. O Presidente Lula debaixo de fogo cerrado, tanto mais cerrado quanto a data das eleições se vai aproximando com o imparável tempo que passa. O Fotógrafo, nestas circunstâncias, sempre procura no fundo da sua memória de ancião que muito caminho percorreu já, situações passadas que lhe possam iluminar o pensamento.

Sabe bem que daqui a alguns momentos irá receber um “banho” recuperador de energias e de clarividência quando se encontrar com a juventude e a alegria da Escritora que consigo, como habitualmente, irá percorrer calçada acima espaços e tempos, sentires de um povo que vive freneticamente cada instante de sua existência.

O Fotógrafo recorda com frequência algumas leituras feitas a meio da década de 60 do século passado quando teve acesso à trilogia de Jorge Amado “Os Subterrâneos da Liberdade” onde aprendeu a conhecer o espírito revolucionário de Luís Prestes. Dos avanços e recuos da luta revolucionária contra a ditadura sempre ficou com a imagem de que o futuro do Brasil seria um futuro de luz, o País que será farol da Humanidade.

Foi interrompido nos seus pensamentos por um...

_ Olá! Meu querido amigo que caminha tão absorto nos seus pensamentos...
_ Olá Bom Dia Querida Amiga, não a esperava encontrar tão matutinamente.
_ Na verdade madruguei respondendo a um apelo subconsciente de que o iria encontrar bem cedo...
_ Caminhava e pensava no que li já lá vão mais de 40 anos sobre Luís Prestes e sobre o Cavaleiro da Esperança...
_ Sabe? A existência da Esperança é algo que não interessa a muita gente, mais movida pelo liberalismo e pelo egoísmo do que pelo interesse social e colectivo...
_ É verdade sim... Contudo, o Brasil soube de novo ter uma dimensão universalista quando o Presidente Lula soube reconhecer, no caso das nacionalizações do petróleo na Bolívia, que os meios naturais de produção são posse do Povo do respectivo País...
_ Obrigada, pelo que sou de brasileira...
_ E além do mais criar condições de negociação para defender correctamente o interesse do Povo brasileiro
.

Estão bem identificadas as fragilidades internas e internacionais do Brasil e são as mesmas assumidas e tornadas públicas pelo Presidente Lula e seus colaboradores mais directos. Esta frontalidade não agrada aos seus opositores especialmente quando todos os sinais indicam para o facto de que os problemas mais graves já estão a ser equacionados para resolução.

Contudo as críticas e acusações não param de ser lançadas para a opinião pública, muito em especial através dos órgãos de informação controlados pelo grupo Civitas empenhado com o governo americano. Contudo, todas essas acusações estão a ser facilmente desmontadas pelos resultados da realidade corrente.

Comments:
apesar dos que tentam nos fazer desacreditar na esperança.. o povo brasileiro anda crendo que de fato ela existe e que já é chegada a nossa hora. Pesquisas de hoje revelam que se a eleição fosse hoje Lula ganharia logo no primeiro turno!
O fotografo e a escritora sempre sintonizados.. pensei nestes ultimos dias de dor que não podemos deixar para amanhã o que já podemos realizar hoje!
As calçadas estão todas à nossa espera!
beijos grandes
 
Doce Lualil. Na verdade a caminhada do Fotógrafo e da Escritora é uma caminhada de Esperança. Mas é verdade que a Vida vive-se no presente... Um beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?