Partilhar
quinta-feira, junho 01, 2006

aprender a habitar o futuro

Esta é a concretização de um sonho e o início de um outro. E assim progride a nossa Freguesia e o nosso Município, de sonho em sonho, de realização em realização. Enquanto em muitas regiões do País se destrói, escolas que são encerradas maternidades que são desactivadas, aqui constrói-se aumenta a oferta de cariz social.

Agora que se concretiza um sonho com o lançamento da primeira pedra da futura Escola Básica do 1º Ciclo com Jardim de Infância de Charneca de Caparica, nasce o sonho da sua construção e inauguração com a maior brevidade.

Quando no ano de 2001, fruto mas tarefas que realizei no âmbito do Recenseamento Geral da População, Census2001, contactei pessoalmente com centenas, mesmo milhares, de pessoas duas situações, entre outras, que me sensibilizaram. Primeira, as pessoas de mais idade que mostravam a intenção de depois de reformados se fixarem definitivamente na nossa Freguesia. Segunda, os casais mais jovens que mostraram todo o interesse de continuarem a viver entre nós, muitas das mulheres já à espera de bebé.

Pensei assim:
Os mais velhos se se querem fixar definitivamente é porque se sentem bem entre nós, sentem o afecto e os “braços abertos”, o acolhimento tão necessário nessa fase da vida.
Os mais novos, se estão a aumentar o seu agregado familiar é porque sentem bem estar.

Do meu sentir até à concretização dos dados do Census2001 mediou, obviamente, algum tempo mas a confirmação foi total:

•Um aumento significativo da população fixa e a tendência para continuar a crescer;
•O não envelhecimento da população ao ritmo nacional, verificando-se até alguma inversão de tendência.

As nossas crianças são o futura da nossa sociedade e nós queremos-lhes muito. Aqui está a prova do nosso muito querer, do sentir quão importantes são para uma sociedade harmoniosa e feliz.

Nasce aqui hoje o lugar de aprender a habitar o futuro



Dia Internacional da Criança – 1ª Pedra da Escola Básica do 1º Ciclo com jardim de Infância de Charneca de Caparica

Comments:
O saber é muito importante,e para vida todo Parabéns pelo lançamento da pedra
Ligia
 
Querida Amiga. É a base de toda a felicidade, na verdade. Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?