Partilhar
quarta-feira, junho 14, 2006

há sessenta e dois anos

Ele, o Manuel, nascido e criado na Amadora, também conhecida à época por Porcalhota, da tradição de um dito da realeza, situada nos arrabaldes de Lisboa, em plena região das hortas, passadas que eram as Portas de Benfica. Trabalhador do comércio, havia começado como marçano e, agora com 27 anos, encarregado de uma loja de drogaria, depois de durante muitos anos ter sido simples empregado de balcão. Alto, magro e de tez muito escura ficara-lhe da juventude a alcunha de “pau preto”.

Ela, a Conceição, acompanhara a mãe acabada de enviuvar quando ainda era muito menina, órfã de pai que a pneumónica então não perdoava, para servir em Lisboa onde tinham umas primas afastadas e muito ricas a viverem na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Com o passar dos anos, 20 anos feitos entretanto, tornara-se na morena mais bonita que da região saloia viera para a cidade. Olhos grandes, castanhos e meigos, expressivos, faces rosadas e um sorriso permanente nos lábios.

O Manuel e a Conceição encontraram-se de forma que sempre parece casual no caminhar de duas vidas. Gostaram um do outro. Viviam-se tempos difíceis dos anos finais da II Grande Guerra mas arriscaram viver juntos, constituírem família. As dificuldades a dividir por dois talvez fossem mais facilmente suportáveis. Foram viver para a cave de um prédio onde a mãe da Conceição era porteira e partilharam a casa com uma irmã que, entretanto, também havia casado.

Época de racionamento, o facto do Manuel ser empregado de comércio ajudava a minorar as dificuldades que eram muitas, partilhadas com amor e com carinho.

Naquele dia de Junho meado o Manuel mal pode esperar pelas sete horas da tarde, hora de encerramento do estabelecimento em que trabalhava, para regressar a casa. A distância não era muito, especialmente para a passada ágil de um jovem ansioso de chegar a sua casa. Deveria atravessar o parque, Delfim Guimarães de seu nome, arborizado e com muitas flores que a Primavera havia sido pródiga.

Foi ao atravessar o parque que se encontrou com a cunhada, que fazia o caminho ao invés para o procurar, lavada em lágrimas. Ao seu preocupado e interrogativo olhar somente encontrou estas palavras:

_Vai já pra casa Manel, tens lá um rapaz!

Comments:
"_Vai já pra casa Manel, tens lá um rapaz! "....
..Que cosa tan hermosa!!!

Feliz cumpleaños Victor!!
Recibe un cálido y afectuoso abrazo de mi parte...a la vez que mi mejor deseo por que cumplas muchos más, en compañía de tus seres queridos y claro...por que no, en compañía de tu otra "familia virtual", aquellos que por éste medio tuvimos el mejor regalo de tu gentil amistad... alzo mi copa para brindar a tu salud!! en ésta tu casa que es la Oficina das Ideas...una casa grande que siempre tiene sus puertas abiertas de par en par para el disfrute de quienes te visitamos...
Felicidades una vez más...y que el Dios Todopoderoso te colme de bendiciones.

Con especial afecto, Alfonsina
beijos, kisses, besos, baccio...
 
Manel.. não só tens lá um rapaz.. como já agora tens um Homem de exemplo! Parabéns aos tres!
beijos de carinho meu querido Victor!
 
Hola Victor, estas lineas son para felicitarte e igualmente dejar unas palabras, para transmitir por letras un abrazo virtual que representa la amistad y el afecto hacia tu persona, son cortas algunas de nuestras conversaciones y espaciadas en el tiempo, pero siempre sustanciosas en amistad y cordialidad, asi que lo mejor de lo mejor para ti "AMIGO VICTOR"....
Muy Feliz Cumpleaños....
 
Que belo relato, de encontros especiais que dariam vida a uma pessoa especial.
Me emocionei.........
beijs Ligia
 
Querida Alay. Non tengo palabras para agradecer tu cariño. Voy colocar estas tus palavras amigas en la ribalta de la Oficina. Te beso con cariño.
 
Doce Lualil. Sempre palavras carinhosas. Um beijo.
 
Querido Amigo Ricardo. Sou feliz por tener tan afectuosos amigos. Gracias y un abrazo fuerte.
 
Querida Ligia. Sabe bem recordar os entes queridos com afecto. Um beijo.
 
Como sempre cá venho eu atrasada, mas deixo-te um beijinho e um feliz ano novo! :)
Parabéns e muitas felicidades!
 
Querida São. Um beijinho vem sempre a tempo. Obrigado pelo teu carinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?