Partilhar
terça-feira, junho 06, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos, mas é sempre registo dos tempos


Ozono

Revista de Ecologia, Sociedade e Conservação da Natureza foi buscar o seu título a uma preocupação que há época da sua primeira edição muito preocupava os cientistas e políticos, situação que passados seis anos não se modificou, antes pelo contrário, foi agravada.

A primeira versão do Protocolo de Quito havia sido assinada apenas três anos antes (1997) por um reduzido número de países e surgiam alertas sucessivos sobre a devastação da Amazónia a um ritmo alarmante. Ainda hoje alguns países com grandes responsabilidades poluidora, caso dos Estados Unidos, ainda não subscreveram o referido Protocolo e a Amazónia continua a ser destruída pelos madeireiros multinacionais.

O N.º 1 da revista “Ozono” foi publicado em Outubro de 2000, de periodicidade mensal e preço de capa de 550$00 (Euros 2,75), tendo como director Paulo Trancoso e a propriedade da Costa do castelo Filmes.



Do conteúdo do Número Um da revista OZONO salientamos:

O planeta continua a aquecer, por David Silva e Sousa
Acção na linha da frente, por Kurtis Runyan
Francelho das Torres, uma espécie ameaçada, por Carlos Cruz
Rede Natura 2000, por Anabela Moedas
Os dissabores do rio Sabor, por Anabela Moedas
A Vida das Águas, por Sofia Vilarigues
A revolução da agricultura verde, por Elisabete de Sá
Pico: um Miradouro sobre o Atlântico, por Pedro Cuiça

De “Deixa Aquecer, o caso português” transcrevemos: ”Começámos por pedir mais emissões quando se fala em reduzir. Elaboramos estudos que (se) enganam redondamente. Não temos nem fazemos um Plano de Acção Nacional para controlar as emissões, cujo limite para 2010 já ultrapassámos. E agimos como se o mercado das quotas de emissões não viesse aí – nós, isto é... o Governo. Uma imprevidência que nos poderá custar cerca de 600 milhões de contos.”

Comments:
Registro de fatos de épocas distintas,e que muitos não tiveram merecida atençaõ.Ligia
 
Querida Ligia. É um trabalho interessante analisar a evolução das coisas e as mudanças de opinião das pessoas. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?